sexta-feira, 6 de junho de 2008

Banco "Goma" da designer Renata M. Moura é premiado no IDEA Brasil

A designer joinvilense Renata M. Moura, formada pela PUC-PR, nova safra do talentoso design de produto do nosso Brasilzão, teve seu prestigiado banco "Goma" premiado recentemente no IDEA Brasil (concurso que existe há 30 anos nos EUA e está pela primeira vez em outro país). Como o blog Cidade Cultural sempre acompanha as novidades da Renata e, dessa vez, são muitas e boas-novas, a gente resolveu publicar o texto dela na íntegra. Vejam que 10 !: ... o Idea já chegou abalando e já é o maior e o mais importante prêmio de design do Brasil, com isso a sua amiga aqui está com 9 novas publicações. 1) Core 77 é um dos maiores portais de inovação e design dos EUA, olha que show! Com direito a link pro meu site e tudo!!! (Aqui!) 2) Saiu uma reportagem no jornal O Estado de São Paulo e um ENCARTE ESPECIAL sobre o prêmio, o Goma saiu na capa junto com outros 2 projetos :). Segue imagem do encarte e para ler uma aprte do texto, aqui está::: 3) Eu saí em um livro da CASA CLAUDIA muito legal! O texto não ficou nada fiel ao que eu disse na entrevista, deu a impressão que eu demoro para projetar, mas eu quis dizer que a indústria às vezes demora anos para lançar um produto (Goma levou 2 anos e Brastemp Retrô 3,5 anos). O livro "Design Brasil - Volume 3" tem 98 páginas e é dividido em 3 partes. A primeira faz um resgate histórico de designers brasileiros como: Nelson Petzold, José Carlos Bonancini e Newton Gama. A Parte II fala sobre os jovens designers entre 25 e 35 anos (é aqui que eu entro), tem gente como Alexandre Herchcovitch, Marcelo Rosenbaum, Carlos Motta e... Renata Moura!!!A parte III fala sobre as "cinco grandes damas do design brasileiro", são jornalistas, editoras e curadoras que ajudam o design brasileiro a evoluir. Elas são: Adélia Borges, Delia Beru, Ethel Leon, Maria Helena Estrada e Marili Brandão. 4) Jornal Gazeta do Povo, aqui (que legal, aqui saímos juntos eu e mais 2 ex-Whirlpool, que é a Pati e o Rodrigo). 5) Revista Época Negócios. Esta revista foi distribuída na noite de premiação e olha que surpresa boa, o Goma ganhou uma página só pra ele!!! (imagens em anexo). 6) Catálogo do prêmio Idea Brasil. É um super livro com 127 páginas, com ótima qualidade de papel, impressão e textos! E melhor, está em português e inglês porque será vendido nas exposições no Brasile e nos EUA. (imagens em anexo) 7, 8 e 9) Globo News (dia 31/05), Folha de São Paulo e Revista Docol!! Pena que ainda não tenho imagens desses para lhes enviar! [O site da Renata: www.renatamoura.com]