terça-feira, 24 de março de 2009

Cidades da Índia. Separamos algumas fotos da Índia, feitas recentemente, para aproveitar o emabalo da onda indiana, da novela da globo aos modismos do comportamento brasileiro, para oferecer um olhar sobre as cidades da Índia. As fotos são do acervo da professora Dra. Sueli Cagneti, feitas em viagem ao país, que reuniu professores-pesquisadores do Prolij - Programa de Literatura Infantil Juvenil da Univille em apresentações técnicas num congresso de Literatura. Nova Delhi.
Dirigindo com fé em Nova Delhi. O trânsito. __________________________________________________
Delhi (Velha Delhi). Delhi (em inglês) é a segunda maior cidade da Índia e foi durante muito tempo a capital,fica no norte do país. Tem cerca de 18,1 milhões de habitantes e na sua região metropolitana está de Nova Deli (Ni Dilli em hindi), a capital da União Indiana. Em 1947, quando a Índia declarou-se independente do domínio britânico, Nova Deli, nova cidade construída ao Sul da antiga cidade, reurbanizada sobre antigas partes da cidade, foi declarada capital e sede administrativa do governo indiano, passando a sediar o Parlamento Indiano e outros órgãos importantes do governo.
Os motiristas usam a buzina para orientar o trânsito. Então, é buzina o tempo todo. Comércio de rua na rua. Casas nas ruas. Pessoas morando nas ruas.
Mais comércio.
Propaganda política no painel.
Transporte.
Elefantes nas ruas.
Mais transporte.
Roupa e fachada do comércio. ______________________________________________
Jaipur. Jaipur é uma cidade da Índia com cerca de 2.46 milhões de habitantes. Foi fundada em 1728. Conhecida como a cidade rosa. Em 1876 o seu marajá mandou pintá-la dessa cor, para a visita do príncipe de Gales. Desde entao a cidade é regularmente pintada.No final de março, as procissões de elefantes anunciam a Holi, a festa da Primavera.
Mais roupas (coloridas).
___________________________________________
Varanasi. Varanasi ou Benares fica às margens do Ganges. Tem cerca de 2 milhões de habitantes. É uma das mais antigas cidades do mundo e a mais sagrada cidade da religião hindu.