sábado, 14 de março de 2009

Opinião. "O Rapto das Cebolinhas", com a Cia Studio Em Cena, de Joinville, encanta! Assista! E depois me conte!
Fui ver a apresentação de "O Rapto das Cebolinhas" no último sábado e adorei. A peça, de Maria Clara Machado, com produção da Studio Em Cena, companhia teatral da Studio Escola de Atores, dedicada especialmente à montagem de espetáculos para o público infantil, está muito "afinada", afinadíssima!
Eu fico imaginando, quantas vezes a gente já assistiu ou ouviu falar de "A Bruxinha que era boa", de "Pluft, o fantasminha", de "Aprendiz de Feiticeiro", e de "O Rapto das Cebolinhas", as quatro escritas por Maria Clara Machado. Muitas!!! Muitas vezes!!! Certamente, ou vimos ou atuamos lá no nosso tempo de escola em uma delas. Ou, pelo menos já a vimos numa apresentação dos filhos, dos sobrinhos. Ou, se ainda não vimos, vamos ver!!! São montagens clássicas e muitas vezes, além de serem muito escolhidas nas escolas, são também o espetáculo de estreia de grupos teatrais iniciantes.
"O Rapto das Cebolinhas", assim como as outras, foram sempre muito premiadas e reverenciadas. Pense só, "O Rapto..." foi escrita ainda na década de 50. Quando eu soube que a Studio Em Cena preparava o espetáculo fiquei curioso, por que imaginei o desafio. E por que são apenas dois caminhos. Ou fica uma caricatura de um texto bem escrito ou fica com uma textura profissional, correta e surpreendente!
Pois não deu outra! A montagem da Studio Em Cena está limpa, bonita, desliza no palco. Tem capricho nos cenários, no figurino, na trilha e os atores estão relamente, muito bem preparados. Parabéns, viu, diretora!!! Temos aí uma bela montagem para o público infantil nessa temporada em Joinville. A Fernanda Moreira afinou o elenco. Assisti na primeira fila, coisa que dificilmente faço. Do meu lado, uma menininha de oito anos não desgrudava o olhar. A interpretação dos atores, de todos, é impecável. Eu detesto ver aquele teatro de atores gritando, de coluna curvada, de gestos exageradamente largos e de português polido, quatro características marcantes de grupos amadores (amadores no bom sentido). Pois esse trabalho coloca em cartaz mais uma montagem profissional na cena teatral em Joinville. Que bom! Que legal!
Depois da apresentação, enquanto algumas crianças se despediam dos atores, uma delas deu tchau para o elenco e foi indo em direção à saída. Os atores acenaram e, o ator que fazia o cãozinho, ainda com figurino, latiu!!! Sensacional. Até mais! [Pierre Porto Silveira, redator] ............................................................................

> A diretora e professora, Fernanda Moreira, recebeu a produção do programa de TV "Estação Cultural" (TV Brasil Esperança. Canal 11 - Joinville). > A peça estará em cartaz nos dois próximos sábados, no auditório da Studio Escola de Atores, no Edifício Hannover. Um espaço alternativo, preparado pela companhia e que também é um boa novidade para o público da cidade. Ajude à divulgá-lo!!!