domingo, 13 de setembro de 2009

Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante chega a Joinville
Música, cinema, exposição e teatro movimentam a cidade no mês de setembro


Depois de passar por sete cidades brasileiras, chega a Joinville um dos maiores projetos culturais do país: o Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. Entre os dias 15 a 20 de setembro, o público terá a oportunidade de conferir atrações inéditas e imperdíveis que vão de mostras de cinema a programações teatrais e musicais. Entre os destaques está o Vozes de Mestres - Festival Internacional de Cultura Popular. Com o objetivo de promover a valorização da diversidade cultural brasileira, o evento conta com a participação de artistas e grupos de reconhecimento internacional, nacional e local.

O primeiro dia do CCBB Itinerante na cidade catarinense terá como principal atração o show do cantor e compositor Almir Sater. Na abertura da apresentação, a mais nova revelação da viola caipira do país, o mineiro Fernando Sodré. Um dia depois, o público terá a oportunidade de apreciar o som da orquestra Camerata Florianópolis. Sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca e arranjos do compositor e pianista Alberto Andrés Heller, os músicos sobem ao palco do Teatro Juarez Machado, no Cau Hansen, com o espetáculo Rock’n Camerata. Acompanhados por uma Banda de Rock, eles apresentam canções de grandes nomes como The Beatles, Roling Stones, Led Zeppelin, Deep Purple, Kansas, Pink Floyd, entre outros.

Já a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil leva ao público o espetáculo Ritmos Populares. No programa, dança gaúcha, xaxado, boi bumbá, frevo, maracatu, entre outras.Tanto Sodré como a escola de dança ministram oficinas gratuitas. Pelo projeto Vozes de Mestre haverá, ainda, a mesa-redonda "Brasil: quem somos nós e como chegamos a ser o que somos" com José Jorge de Carvalho, professor de etnomusicologia da UNB-DF. As apresentações acontecem no Cau Hansen - Teatro Juarez Machado e as oficinas e palestra no Cau Hansen - Centro de Eventos Alfredo Salfer.

Protagonizado por Cleide Yáconis, O Caminho Para a Meca é o grande destaque teatral da programação. O espetáculo, escrito a partir do texto de Athol Fugard, um dos mais importantes dramaturgos contemporâneos da língua inglesa, será apresentado dos dias 18 a 20 de setembro no Teatro Juarez Machado. No palco, a história da sul africana Elizabeth Martins, uma autêntica outsider que encontra sua forma de expressão por meio da escultura, produzindo uma arte não convencional.

Para os que apreciam belas imagens, a exposição Serra da Canastra será a grande pedida. A mostra fotográfica do documentarista Adriano Gambarini retrata um pouco da região considerada a Chapada de Minas Gerais, extremamente rica em aspectos naturais, com espécies da fauna ameaçadas de extinção, plantas e vegetações endêmicas.


Cinema
Duas mostras de vídeos compõem a programação do CCBB Itinerante em Joinville. Dos dias 15 a 20 de setembro, o projeto Os Melhores Filmes do Ano - ACCRJ Itinerante oferece ao público da cidade a oportunidade de assistir ou rever algumas produções que fizeram a diferença no universo da sétima arte. No mesmo período, o Sessão Criança Itinerante apresenta uma grade de filmes de alta qualidade para o público infanto-juvenil. São obras de valor artístico, interessantes para formação de crianças e adolescentes, mas pouco exibidas no circuito comercial.

CCBB Itinerante
Com o objetivo de levar arte, cultura e entretenimento a várias capitais brasileiras, o Banco do Brasil realiza mais uma edição do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. Este ano, o projeto passará por 18 cidades com eventos socioculturais. Durante 95 dias, crianças, jovens e adultos das cinco regiões do País serão beneficiados com eventos nas áreas de música, teatro, literatura, cinema, dança e artes plásticas. O objetivo é democratizar a cultura e revelar novas tendências artísticas, proporcionando a valorização dos talentos locais.