quinta-feira, 12 de novembro de 2009

"EcoQuê - O que é lixo pra você?" é a exposição na Estação da Memória

Um dos questionamentos mais frequentes na atualidade refere-se ao meio ambiente e a utilização responsável do espaço em que o homem vive - O que é lixo pra você? O que fazer dos resíduos e materiais descartados pelo uso doméstico e industrial? Como criar formas sustentáveis de existência e sobrevivência do homem e natureza? Como criar alternativas de utilização de materiais para a geração de renda?

São essas e inúmeras outras questões levantadas pelo projeto EcoQuê O que é lixo pra você? cotemplado pelo Edital de Apoio às Artes e à Cultura - Simdec - da Fundação Cultural de Joinville.



Segundo o proponente do projeto, Vítor de Oliveira Alvarenga, 19 anos e estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Sociesc/IST, "O projeto propõe desenvolver oficinas de confecção de artefatos, a partir de material reciclável, na comunidade do Rio do Ferro - Parque Joinville, como forma de demonstrar outras possibilidades de utilização daquilo que é considerado lixo pela sociedade. Serão confeccionados puffs de pneus, luminárias de garrafa pet, móbiles de caixas de frutas, artigos decorativos - elaborados com vinis, latas, fitas cassete, garrafa pet, papel, sprays entre outros materiais."


A pesquisa de materiais e a possibilidade de reutilização de novas fontes na criação de mobiliários utilizando matéria prima oriunda do lixo, indaga uma questão muito séria nos dias atuais – O que é lixo pra você? "

Muitas pessoas vivem da coleta e venda de matérias recicláveis, então o que é lixo para alguns, para outros é meio de sobrevivência, por isso escolhemos para desenvolver o projeto no Rio do Ferro, lugar onde vivem os catadores de material reciclável" explica Vítor.



Em um momento crucial de entendimento da utilização responsável do meio ambiente e de que o homem, principalmente, se inclui no ambiente como um todo, o projeto EcoQuê, rediscute o que é lixo, provocando uma nova consciência pautada na sustentabilidade e preocupada com a intervenção e a transformação do homem na natureza e sociedade.

Serviço:



O quê: Projeto EcoQuê O que é lixo pra você? Exposição na Estação da Memória
Onde: Estação da Memória - Antiga Estação Ferroviária de Joinville.
Rua Engº Leite Ribeiro, s/n - Anita Garibaldi
Abertura: 13 de novembro de 2009
Horário: 20h
Período da Exposição: 13 a 22 de novembro de 2009
Horário: horário de funcionamento da Estação da Memória.
Terça a Sexta: 9h às 17h
Sábados, Domingos e Feriados: 11h às 17h