quinta-feira, 10 de junho de 2010


Sobre o curta "Cinemaieûtica".
Sinopse Roberto não acredita, mas André tem certeza, “Estamos num filme”. Tentando provar isso, André arrasta seu amigo Roberto a uma satírica viagem pela linguagem do cinema, permeada de metalinguagem e referências a clássicos da sétima arte.

Forma: Ficção, Curta-metragem
Gênero Humor, Sátira
Formato de Captação RED 4K
Formato de Exibição 35mm
Duração exata 12min : 12seg
Rolos totais 1
Tamanho do rolo 1098 pés
Detalhes da película 24 fps, Colorido
Som da película SR, SRD (Dolby Digital 5.1)
Aspecto da Janela 1.85 (USA)
Linguagem Portuguese (BR)
Legendas Portuguese, English, Spanish, German, French, Chinese.

Elenco: Com Bethito Tavares (SP), dos longas “Mulheres do Brasil” e “Sob o Signo da Cidade”, da novela “Coração de Estudante” e de séries como “A Grande Família”. E o gaúcho Pedro Furtado (RS), dos filmes “Houve uma vez dois verões” e “O Homem que copiava”, da novela “Mulheres Apaixonadas” e de séries como “Amazônia”. Bethito Tavares (Ator principal), Pedro Furtado (Ator principal). Atores Coadjuvantes: Bruno Faria, Cristiano Nagel, Diogo Cesar Correa, Fernanda Moreira, Gabrieli Voigt
Juliana Pamplona, Jura Arruda, Neto Hüttl, Rodrigo Vargas

Equipe: Rodrigo Falk Brum (Diretor • Produtor, Co-roteirista), Hilário dos Santos (Roteirista),Diogo Cesar Correa (Co-roteirista), Ching C. Wang (Direção de Fotografia), João Maurício Leonel (Assistente de Direção), Roger Santos (Montador), Julio May (Diretor de Produção), Cristian Moresco (Editor de som), João Paulo Vexani (Diretor de Arte), Rafael Zimath (Produtor Musical), Alva (Trilha sonora original), Fernanda Moreira (Elenco)

Quem financiou o projeto? O filme foi viabilizado pelo Edital e Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Joinville (SC) e contou ainda com investimento de recursos próprios e
apoiadores.

Quanto custou o filme? Sua produção, finalização, distribuição e cópias custaram cerca
de setenta e cinco mil reais.

Qual o retorno para a cidade? A produção de Cinemaieutica proporcionou à equipe técnica e elenco joinvilense a troca de conhecimento com profissionais experientes como João Maurício eonel, que trabalhou em produções internacionais como “Blindness”, de Fernando Meirelles, e Ching C. Wang, diretor de fotografia especializado no American Film Institute de Los Angeles (EUA), o que contribui para o crescimento técnico e artístico da produção audiovisual de Joinville. Também serão distribuídos gratuitamente 600 DVDs para escolas da cidade, além de um evento de estréia com sessão de exibição gratuita, aberta à comunidade.

Tempo de gravação Cinemaiêutica foi extraordinariamente rodado em apenas duas diárias, nas madrugadas de 20 e 21 de junho de 2009.

Por que o Botequim da Frau? Procurávamos uma locação que pudesse transmitir a energia dos botequins dos anos 50. O Bar da Frau mantém até hoje traços da sua arquitetura original e muito de sua história que começou em 1949 quando ainda era o Bar Colon.

Para o produtor Rodrigo Falk Brum a realização de "Cinemaiêutica" é um marco para a produção cinematográfica da cidade. Nunca antes na história de Joinville rodou-se um curta-metragem com tecnologia de cinema digital 4K, finalização em película 35mm e som Dolby Digital 5.1.

Como o filme será distribuído? Na primeira fase, o filme será distribuído para 25 festivais de cinema nacionais e 5 luso-brasileiros. Na fase seguinte será distribuido para festivais de cinema americanos, europeus e asiáticos.

O filme já foi selecionado por algum festival? Sim, o curta participará da “9ª
Edição da Mostra do Filme Livre”, que aconteceu de março a abril deste ano, no Rio de Janeiro (RJ).

Para assistir

O email do Rodrigo é: rodrigo@cinemaieutica.com.br