quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sai a lista dos projetos aprovados no Edital de Apoio à Cultural 2010 da Fundação Cultural de Joinville / Simdec

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) divulgou nesta segunda-feira (26/07) a lista de projetos aprovados pelo Edital de Apoio à Cultura 2010 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Este ano 192 projetos disputaram os recursos em 17 modalidades, sendo 98 selecionados.


As 17 modalidades são: Artes Visuais com as sub-modalidades Coletiva de Artistas (15 inscritos) e outros projetos (12 inscritos); Audiovisual (05 inscritos); Canto Coral (07 inscritos); Carnaval (07); Circo (04); Dança com as sub-modalidades Circulação Local (03), Experimentação Artística (02) e Produção (09); Diversidade (07); Livro e Leitura com as sub-modalidades Difusão (01), Ficção (11) e Não-ficção (08); Hip Hop (03); Música Erudita (08); Música Popular (35); Oficinas Culturais (12); Patrimônio (04); Pesquisa em Cultura (05); Teatro com as sub-modalidades Circulação Local (08), Experimentação Artística (02) e Produção (05); Artesanato (02 inscritos) e Cultura Popular (17 projetos).
Destes foram 98 selecionados. Apenas a modalidade Artesanato não teve projetos aprovados.



Sobre o Simdec
O Simdec foi implantado pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) em 2006, instituído pela lei Municipal n° 5.372/2005 e regulamentado pelo Decreto 12.839/2006, e tem como objetivo estimular a produção e execução de projetos culturais considerados relevantes para o desenvolvimento da cidade, por meio dos mecanismos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura e Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura. O Edital de Apoio à Cultura é o mecanismo do Simdec que permite o repasse de recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura para projetos culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos, residentes a mais de dois anos em Joinville.



Benefícios sociais
Em 2010 o valor destinado pelo município ao Simdec foi de R$ 2.986.434,74. Em comparação ao ano passado o aumento correspondeu ao acréscimo de R$ 217 mil. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Silvestre Ferreira, o investimento no setor cultural também traz benefícios para a economia local. "Além da valorização do desenvolvimento cultural e artístico, o Simdec proporciona o crescimento da economia criativa, que atualmente chega ao sétimo lugar no PIB brasileiro", observa.



Mais recursos
O prefeito Carlito Merss manteve o parâmetro de repasses correspondente a de 2,3% da arrecadação do IPTU e ISS do ano anterior para o Simdec. "O investimento em cultura forma uma sociedade cada vez mais consciente e responsável. Desejo que, a cada ano, mais e mais projetos sejam inscritos e aprovados no Simdec. É fundamental valorizarmos a cultura da nossa cidade, do nosso povo", afirma o prefeito.


O número aumentou
O aumento no número de projetos aprovados neste Edital, que passou de 64 em 2009 para 98 contemplados em 2010, é também resultado das oficinas de elaboração de projetos oferecidas pela equipe do Simdec e FCJ. Ao todo foram seis oficinas com a participação de cerca de 300 pessoas. "A capacitação da comunidade melhora a qualidade dos projetos apresentados. Isso já é visível no resultado deste edital", destaca Silvestre Ferreira.



O resultado dos contemplados ao Mecenato será anunciado pela Fundação Cultural de Joinville até o final do mês de agosto.