segunda-feira, 9 de agosto de 2010

“Paisagens Catarinenses: uma ótica naïf” no Maj

A Fundação Cultural de Joinville e o Museu de Arte convidam a comunidade para a abertura da exposição “Paisagens Catarinenses: uma ótica naïf”. O evento será realizado nesta quarta-feira (11/08) às 09 horas no museu.

A mostra
A mostra é composta por obras de Aloísio Silveira, Amandos Sell, Hamilton Cordeiro e Tereza Martorano, com trabalhos que fazem parte do acervo do MAJ. Os quatro artistas catarinenses apresentam em suas obras, paisagens características de diferentes regiões do Estado, cada qual com um modo de expressar sua ótica. Amandos Sell retrata a região nordeste de Santa Catarina, os pontilhados coloridos remetem ao cenário de montanhas, flores, jardins e de casas enxaimel. O joinvilense Hamilton Cordeiro apresenta paisagens rurais de imensa tranqüilidade. Aloísio Silveira trabalha com os dois panoramas de Florianópolis. A paisagem lageana com plantações e o cotidiano da vida rural estão presentes na obra de Tereza Martorano.

ÓticaA palavra “ótica” deriva do grego “optiké” e do latim “óptica”. Um dos seus significados está relacionado à visão ou perspectivas de olhar ou não sobre um objeto. Entretanto, a ótica representa também os sentidos e suas maneiras de julgar, perceber, compreender e conceber como particulares de cada indivíduo ou construídos coletivamente. Para a crítica de arte Maria José Justino, os artistas naïfs são “Pintores autodidatas, instintivos, mestres populares, realismo ingênuo, pintores espontâneos, arte incomum, arte selvagem, naïfs, qual o melhor modo de designar uma forma artística que não se enquadra nas classificações eruditas, desses artistas muitas vezes postos à margem da história da arte?...Certo também é que todos eles têm em comum um anti-academicismo atávico. Naïf em francês significa ingênuo.”

Programa Integrado
Esta exposição marca também a participação do MAJ no Programa Integrado de Educação Patrimonial – Patrimônio, Cultura e Sustentabilidade, desenvolvido em todos os museus e espaços de memória da Fundação Cultural de Joinville. O museu vai receber os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, com o objetivo de possibilitar a fruição e reflexão a partir da experiência artística cultural. A exposição “Paisagens Catarinenses” fica aberta para visitação até 17 de outubro. O horário de visitação é de terça a sexta-feira das 09h às 17 horas, sábado, domingo e feriado das 12h às 18 horas. Entrada aberta a comunidade e gratuita.

Serviço
O quê: Abertura da exposição “Paisagens Catarinenses: uma ótica naïf”
Quando: quarta-feira (11/08) às 09 horas
Visitação: até 17 de outubro
Horário de visitação: 3ª a 6ª feira das 09h às 17 horas
Sábado, domingo e feriado das 12h às 18 horas
Onde: Museu de Arte de Joinville
Rua 15 de novembro, 1.400 – América
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.4677 no MAJ