terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vamos ter um Mercado de Pulgas em Joinville

Uma grande feira promete movimentar e levar a comunidade para a Estação da Memória no dia 28/08. Intitulada “Mercado de Pulgas”, o evento é a oportunidade para a troca e venda de produtos antigos, usados em bom estado, como roupas, acessórios, utilidades domésticas, livros, brinquedos, eletrodomésticos e pequenas peças de mobiliário. O mercado faz parte do evento “Sábado na Estação”, que integra a programação do aniversário de 104 anos da Estação Ferroviária de Joinville.

Como participar

Além da comercialização de objetos e roupas, os colecionadores de selos, figurinhas, moedas, cartões telefônicos, têm a oportunidade de trocar e adquirir artigos para completar sua coleção. Cada participante terá seu local definido de exposição, sendo responsável pela estrutura de apresentação dos objetos, como araras, displays, mesa, lona, cabides e etc.
O número de participantes será limitado, as inscrições encerram-se de acordo com o preenchimento das vagas por ordem de chegada. Não será permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, artefatos bélicos ou equipamentos que utilizem qualquer tipo de combustível. As inscrições podem ser feitas na Estação da Memória, de terça a sexta-feira das 08h às 14 horas, com Carla, ou no próprio dia e local da feira.
O Mercado de Pulgas será das 9 às 17 horas na Estação da Memória. Podem participar gratuitamente da feira, crianças, pessoas da comunidade e pessoas jurídicas do ramo de produtos usados. As crianças que tiverem interesse em participar devem estar acompanhadas dos responsáveis. Mais informações pelo (47) 3422.5222 na Estação da Memória ou 3433.2190 na FCJ.


Saiba mais:
O mais antigo e conhecido "mercado das pulgas" (como é denominado na maioria das vezes) é realizado em Saint-Ouen, no norte de Paris. Com o nome de “Marche aux puces”, a feira é um grande bazar ao ar livre que ocupa uma área de aproximadamente 11km de ruas e becos, e recebe cerca de 11 milhões de visitante por ano. A origem do nome “Mercado das pulgas” refere-se a venda do vestuário infestado por pulgas.
Em Oberschöneweide, região leste de Berlim, o mercado de pulgas é realizado a noite e leva o nome de Nachflohmarkt. O pavilhão de 8 mil m2 recebe mais de 100 colecionadores e vendedores de relíquias, jóias, cartões postais, porcelanas e outros objetos. A participação de crianças no mercado é frequente. Elas participam vendendo, comprando e até mesmo, trocando brinquedos, jogos e bonecas, mesmo já usados. Outro grupo que participa são os colecionadores, como filatelistas (selos), colecionadores de moedas e notas, cartões telefônicos, figurinhas, papéis de carta, entre outros artigos.
No Brasil, o mais conhecido mercado de pulgas é a Feira do Largo da Ordem em Curitiba. A feira realizada aos domingos reúne vendedores de pinturas, esculturas, antiguidades, brinquedos, vestuário, livros e discos usados e os mais variados tipos de artesanato. A cidade considerada mais alemã do país, Pomerode sediou este ano a segunda edição do “Flohmarkt: Mercado de Pulgas”.

Serviço


O quê: Mercado de Pulgas na Estação da Memória
Quando: 28/08 das 09h às 17 horas
Onde: Estação da Memória
Rua Leite Ribeiro, s/n – Anita Garibaldi
Quanto: Gratuito
Inscrições: na Estação da Memória, de terça a sexta-feira das 08h às 14 horas, com Carla
Informações: (47) 3433.2190 na Fundação Cultural de Joinville