sábado, 18 de setembro de 2010

Primavera dos Museus movimenta Joinville

Evento abre nesta segunda-feira e encerra no final de semana com Sábado na Estação e Piquenique nos Jardins do MAJ

Pelo segundo ano consecutivo, Joinville integra a programação nacional da Primavera dos Museus organizada pelo Ministério da Cultura, que ocorrerá no período de 21 a 26 de setembro. Em Joinville, as atividades foram pensadas pela Fundação Cultural de modo a envolver públicos diversos num programa que promova a integração, o lazer e também formação em cultura. O intuito do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com a realização 4ª Edição da Primavera dos Museus, que traz como tema Museus e Redes Sociais, é fortalecer os movimentos em rede, no âmbito dos museus.
Todos os museus e unidades de memória de Joinville estão envolvidos na Primavera dos Museus que promete um final de semana agitado nos dias 25 e 26, sábado e domingo. No dia 25 a Fundação Cultural promove a segunda edição do “Sábado na Estação, com Mercado de Pulgas, Feira de Arte, Artesanato, Produtos Coloniais, Apresentações Culturais” e afins. A primeira edição do evento foi realizada em 28 de agosto e atraiu cerca de 5 mil pessoas. A comunidade também pediu que o Sábado na Estação voltasse a ocorrer e sugeriu uma agenda mensal. A FCJ articulou suas equipes e retoma o projeto neste dia 25, ampliando ainda mais a programação cultural. Mais de 40 pessoas já estão inscritas como expositores para o Mercado de Pulgas.Os jardins do Museu de Arte (MAJ) também serão tomados pela comunidade no dia 26 na 10ª edição do Piquenique Comunitário, Ecológico e Cultural. O projeto que iniciou em 2009 já é uma referência na cidade e um momento ímpar onde os moradores de Joinville interagem de modo diferenciado com aquele espaço – seja ajudando na manutenção dos jardins, seja participando de ações culturais, expondo produtos artesanais ou visitando as mostras em exposição. Um dos destaques desta edição é a participação da Rede Internacional de Educação e Cultura de Paz (Unipaz).
Formação
A Semana da Primavera dos Museus em Joinville também tem um perfil voltado à formação. Dentro deste viés está prevista a palestra "Experiências e Corporalidades em Trânsito: redes sociais em diálogo com o patrimônio" - com Viviane Sarraf , da Rede de Informação de Acessibilidade em Museus/Museus Acessíveis (RINAM), da cidade de São Paulo. A palestra é aberta ao público em geral e será realizada no dia 22/09 (quarta-feira), às 14h30, no Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville (MNIC), com entrada franca. Outro palestrante de renome que estará em Joinville neste período é o italiano Massimo Canevacci, professor da Universidade La Sapienza, em Roma. Canevacci participa da 11ª edição dos Colóquios Patrimôniais que será realizada no Auditório Bom Jesus IELUSC, no dia 24/09 (sexta-feira). Como explica o site “Overmundo”, Canevacci é “Reconhecido pela ousadia em romper com métodos clássicos da história intelectual, Massimo Canevacci é um antropólogo que expõe e explica a metrópole contemporânea, a influência das mídias digitais, e ao contrário do que muito da tradição acadêmica sugere, não vê o processo cultural atual como puramente alienante. Ele capta, sim, a imensa possibilidade de interação, participação e de criação de um novo tipo de sujeito, múltiplo e ativo.” A palestra será precedida da entrega de certificados aos professores que participaram da primeira edição do Curso de Formação para Professores da Rede Pública Municipal de Ensino – “Interfaces do Patrimônio Material com o Ensino Formal” que ocorre às 19horas. A entrada é franca.
Programação para todos os gostos
Uma das particularidades da Primavera dos Museus em Joinville é que embora seja uma programação enxuta ela envolve públicos de todas as idades e estilos. O Museu Casa Fritz Alt, por exemplo, “sai de casa” e monta uma exposição na Estação da Memória, fazendo o acervo do artista circular, atingindo um público que não costumava visitar o museu no período em que não estava com a sede principal fechada para manutenção. A exposição “Fritz Alt Presente” pode ser visitada a partir deste dia 21/09 (segunda-feira) na Sala de Exposições Temporárias da Estação. A entrada é franca e grupos devem agendar monitoramento pelo (47) 3422-5222.

Em paralelo, a equipe do Museu Casa Fritz Alt (MCFA) realiza atendimento a grupos agendados em sua sede no bairro Boa Vista. Mesmo fechado para restauro da estrutura arquitetônica, o setor educativo montou atividades didático/pedagógicas que envolvem o setor de restauro de obras do escultor Fritz Alt. Isso significa que parte do acervo está aberto à visitação, mostrando a importância e os cuidados dessas peças que até então não estavam à mostra. Muitas dessas peças estão incompletas porque sofreram as agruras do tempo enquanto de outras existem apenas algumas partes, assim doadas ao MCFA. O setor de restauro normalmente não fica aberto à visitação, é restrito a técnicos. Como o Museu ainda permanecerá fechado por certo período, a equipe abre esta área para que as pessoas possam ver os cuidados com a higienização das peças e como se processam os demais cuidados com o acervo de um dos maiores ícones da escultura local. Informações para visitas pelo (47) 3433-3811.

Na Estação da Memória

A Estação da Memória, antiga Ferroviária de Joinville, é uma das unidades culturais da cidade que vai receber um grande número de atrações. Além de receber a mostra “Fritz Alt Presente” e o Sábado na Estação (25/09) o espaço promove, com todo o carinho, mais uma edição dos “Encontros com a Memória – Encontro de Ex-ferroviários da antiga Estação Ferroviária de Joinville e familiares”. O encontro deste mês ocorrerá no dia 23/09, bem na
chegada da Primavera, das 15 às 17horas.

No Museu de Arte (MAJ) a programação também é intensa. No dia 26/09 (no dia do Priquenique), também será aberta a exposição Lume, da artista Clara Fernandes, às 12horas, e ocorrerá a apresentação teatral “O Quadro das Maravilhar”, da Companhia Teatral da Univille.

Confira a programação, agende-se:

21/09 – Abertura da Exposição “Fritz Alt Presente!”
Horário: 18h30
Local: Sala de Exposições Temporárias da Estação da Memória (antiga Estação Ferroviária de Joinville)
Rua Leite Ribeiro, s/n, Anita Garibaldi - tel. 3422-522222/09 – "Experiências e Corporalidades em Trânsito: redes sociais em diálogo com o patrimônio" - Palestra com Viviane Sarraf - RINAM: Rede de Informação de Acessibilidade em Museus/Museus Acessíveis
Horário: 14h30 às 17h
Local: Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville,
Rua Rio Branco, 229, Centro - tel. 3433-3736

23/09 – Encontros com a Memória – Encontro de ex-ferroviários da antiga Estação Ferroviária de Joinville e familiares
Horário: 15h às 17h
Local: Estação da Memória (antiga Estação Ferroviária de Joinville), Rua Leite Ribeiro, s/n, Anita Garibaldi - tel. 3422-5222

25/09 – Sábado na Estação – Mercado de Pulgas, Feira de Arte, Artesanato e Produtos Coloniais, Cultura e Lazer
Horário: 9h às 17h
Local: Estação da Memória (antiga Estação Ferroviária de Joinville),
Rua Rua Leite Ribeiro, s/n, Anita Garibaldi - tel. 3422-5222

24/09 – XI Colóquios Patrimoniais: “Museus e Redes Sociais” – Palestra com Massimo Canevacci.
Entrega de certificados aos professores que participaram da primeira edição do Curso de Formação para Professores da Rede Pública Municipal de Ensino – “Interfaces do Patrimônio Material com o Ensino Formal”
Horário: 19h às 22h
Local: Auditório Bom Jesus IELUSC - Campus Centro
Rua Princesa Izabel, 438 – Centro

26/09 – Um domingo no jardim do MAJ:
Piquenique comunitário, ecológico e cultural
Domingo no parque de cultura e paz UNIPAZ – Rede Internacional de Educação e Cultura de Paz
Horário: 10h às 18h
Local: Jardim do Museu de Arte de Joinville,
Rua XV de Novembro, 1400, América - tel. 3433-4677

26/09 – Abertura da exposição LUME da artista Clara Fernandes
Curadoria: Kamilla Nunes
Horário: 12h
Local: Museu de Arte de Joinville,
Rua XV de Novembro, 1400, América - tel. 3433-4677

26/09 – Projeto: Bate-papo com a artista
Horário: 17h às 19h
Local: Museu de Arte de Joinville,
Rua XV de Novembro, 1400, América - tel. 3433-4677

26/09 – Apresentação teatral: O Quadro das Maravilhas
Companhia Teatral da UNIVILLE
Direção Ângela Finardi
Texto de Jacques Prevért baseado no entremês de Miguel de Cervantes
Horário: 14h às 20h
Local: Museu de Arte de Joinville,
Rua XV de Novembro, 1400, América - tel. 3433-4677

Assessoria de Imprensa:
Marlise Groth – Jornalista – Coord. de Comunicação e Marketing da FCJ
Jenifer Leu – Jornalista da FCJ – imprensa@joinvillecultural.sc.gov.br
(47) 3433-2190 - Saiba mais sobre a agenda da FCJ no http://www.simdec.com.br/.