quinta-feira, 11 de novembro de 2010

72ª Festa das Flores de Joinville
Veja a programação completa

O mês de novembro é repleto de cores, beleza e perfume em Joinville, graças à Festa das Flores de Joinville, o evento mais tradicional do gênero do sul do Brasil. Recentemente instituída por lei municipal como a Festa Oficial da cidade, é prestigiada a cada edição por cerca de 200 mil pessoas, vindas de todo o Brasil e do exterior.

Em 2010, a 72ª Festa das Flores será ainda mais especial, por se tratar de uma edição internacional, que acontece a cada 2 anos.

A Festa acontece de 11 a 16 de novembro, no Complexo Expoville, com o tema Biodiversidade. Em sintonia com o Ano da Biodiversidade regulamentado pela ONU, haverá exposição alusiva ao tema com expografia, documentários e workshops sobre desenvolvimento sustentável, consciência ambiental e diversidade cultural.

Além da exposição de plantas ornamentais e de flores – são mais de 4.500 exemplares de orquídeas selecionadas entre expositores nacionais e internacionais – a Festa reúne atividades como: Mercado de Flores e Plantas, Feira Jardim, Casa & Lazer, Artesanato e Palco Cultural.

A Festa das Flores é realizada pela Fundação Turística de Joinville e promovida pela AJAO (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas). A AJAO, em atividade desde 1938 na cidade, é a mais antiga e maior associação do gênero da América Latina.

CONCURSO DA 72ª RAINHA DA FESTA DAS FLORES
Diferente de outras edições, a escolha da Rainha se dará em duas fases: primeiro foram escolhidas as representantes por secretaria regional; depois, as selecionadas concorrerão na final do concurso, que acontece no dia 12/11, durante a Festa. Outra novidade é que as semifinalistas usarão um vestido criado por alunos do 3º ano do curso de Design de Moda da Univille (Universidade da Região de Joinville).

PROGRAMAÇÃO

11/11: abertura da 72ª Festa das Flores, às 19h, com a Camerata Dona Francisca. O fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, patrono da Festa, será homenageado.

12/11: concurso para Rainha da 72ª Festa das Flores. São treze candidatas, representantes das secretarias regionais de Joinville, disputando o título.

13/11: premiação do 10º Concurso de Bonsai.

De 12 a 16/11: a Festa as Flores tem diversas atrações culturais, todos os dias, das 9h às 22h, com entrada franca nos pavilhões.

14/11: Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta “Jurei pro amor um dia te encontrar”, às 19h, com apresentações de dança clássica e contemporânea.

15/11: banda Reino Fungi com uma sonoridade influenciada pelos anos 60, como o rock britânico dos Beatles, Kinks, The Who, Hollies, e a jovem guarda.

16/11: entrega da premiação do Concurso de Jardins e das Flores Campeãs.

EVENTOS PARALELOS
- 12/11, 9h: 6º CAFÉ FLOR E POESIA
Local: Escola Municipal Hermann Muller - Estrada Palmeira, s/n, Rio Bonito Pirabeiraba
Inauguração do Jardim encantado com o orquidário e presença da Poetisa Roseana Murray (do Rio de Janeiro, com mais de 50 livros de poesia lançados).

- 12/11, 14h: 1º Seminário Jardim Poético da Educação de Joinville
Local: Midas Armazém Cultural – Rua Dr. João Colin, 475 – Centro - Joinville - SC

- Outubro de 2010 a Fevereiro de 2011, 9º Festival Brasileiro de Hemerocallis
Local: AGRÍCOLA DA ILHA
R. Tenente Antônio João, 4257 - Bom Retiro - (47) 3473- 0628

ATRAÇÕES DE 11 a 16/11

· 2ª Exposição Internacional de Orquídeas;
· 5ª Feira Jardim, Casa e Lazer;
· Exposição de Flores;
· Mercado de Flores e Plantas;
· Exposição “Biodiversidade em Santa Catarina”;
· Praça Gastronômica;
· Praça de Lazer;
· Shows e apresentações culturais;
· 11 e 12/11 - Palestras sobre cultivo de plantas ornamentais;
· 13 e 14/11 – 10º Encontro de Bonsai da ANCB - palestras e oficinas de cultivo;
· 15 e 16/11 – Palestras sobre cultivo de orquídeas

2ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ORQUÍDEAS

Nesta edição, a Festa das Flores apresenta a 2ª Exposição Internacional de Orquídeas. Nove dos quinze palestrantes são estrangeiros, vindos da Argentina, Estados Unidos, Cuba, Bolívia e Alemanha. Haverá palestras técnicas, didáticas e demonstrações de práticas de plantio, retirada de mudas, adubação, substratos, construção de orquidários e muitas dicas de cultivo.

Dentre os palestrantes estão Francisco Miranda (Brasil), Ingo Bauer (Brasil), Hilmar Bauch (Alemanha), Jörg Fresonke (Alemanha), Linda Wilhelm (EUA), Patricia Harding (EUA), Alan Koch (EUA), Pedro Rafael Boggiatto (Argentina) e José Luis Panozo Añez (Bolívia) e Jose Luis Exposito (Cuba).

A Exposição de Flores estará localizada num espaço em forma de borboleta, com 3 lagos e uma cascata, reproduzindo um ambiente de mata. Um parte será dedicada à Exposição Purpurata, apenas para as orquídeas Laelia Purpurata. Além disso, contará com dois pergolados, para as vandas (gênero de orquídea originário da Ásia e Oceania).

MERCADO DE PLANTAS

O Mercado de Plantas terá 32 stands de venda, num total de 1.300 m², com orquídeas, bromélias, bonsais, hemerocalis, bulbos, cactos, plantas carnívoras, anturiuns, pinheiros de natal, vasos, adubos, substratos, fibra de coco, além de ferramentas em geral para o cultivo das mais variadas plantas ornamentais. Os preços variam de acordo com o tamanho, raridade, mudas ou plantas em plena floração custando de R$ 5 até R$ 250. Haverá participação de expositores da Alemanha e dos Estados Unidos.

Lista de Palestras Festa das Flores 2010
Dia 12/11 – Sexta Feira
15:00 hs – João Hellmann – Brasil - Tema: Cultivo de Orquídeas
19:00 hs – Pedro Boggiato – Argentina - Tema: Cultivo de Orquídeas
Dia 13/11 – Sábado
10:00 hs – José Luiz Panozo – Bolívia - Tema: Orquídeas da Bolívia
15:00 hs – Patricia Harding – EUA - Tema: Taxonomia de Gomesa x Oncidiuns
17:00 hs – Hilmar Bauch – Alemanha - Tema: Paphiopedilum Cultivo e Crescimento
19:00 hs – Linda Wilhelm – EUA - Tema: O maravilhoso mundo dos Oncidiuns
Dia 14/11 – Domingo
10:00 hs – Roberto Takane – Brasil - Lançamento do Livro sobre Cattleyas
14:00 hs – Jörg Fresonke – Alemanha - Tema: Paphiopedilum Espécies e Híbridos
16:00 hs – Alan Koch – EUA - Tema: Orquídeas da California
19:00 hs – Jose Luis Exposito – Cuba - Tema: Phalaenopsis, um Novo Século
Dia 15/11 – Segunda Feira
10:00 hs – Ingo Bauer – Brasil - Tema: Cultivo de Orquídeas
15:00 hs – Francisco Miranda – Brasil - Tema: Hoffmansegella - Laelias rupícolas
17:00 hs – Delfina de Araújo - Tema: Cultivo de Cattleyas

5ª FEIRA JARDIM, CASA E LAZER

A Feira, que acontece durante a 72ª Festa das Flores de Joinville, mostra propostas criativas e inovadoras em decoração, artesanato, produtos esotéricos, artigos para casa e jardim, mobiliário, iluminação, aquários, floriculturas, produtos ecológicos, produtos para o lazer e academias, segurança domiciliar, náutica e pet shops. A Feira Jardim, Casa e Lazer também é uma oportunidade ideal para realizar ótimos negócios.

Em 2009, foram mais de 70 expositores e 190 mil pessoas visitaram os estandes, vindas de diversos estados do Brasil.

CONCURSO DE JARDINS

Há cinco categorias distintas para inscrição: jardim residencial urbano, residencial rural, escolar, empresarial e Parceria Verde. Além dos quesitos Harmonia, Cor, Manutenção, Motivação e Recursos, a 24ª edição do concurso traz como diferencial o quesito Visibilidade, que irá considerar os jardins de visualização mais ampla pelo público.

A comissão julgadora é formada por representantes da Conurb, Promotur, Fundação Municipal 25 de Julho, Ajao, Fundação Cultural e Epagri.

Os três primeiros colocados de cada categoria recebem troféu e kit jardinagem (carrinho de mão, tesoura de poda, enxada, pá de corte, pá de jardinagem, rastelo e vassoura plástica). O primeiro lugar inclui também uma roçadeira.

10º ENCONTRO DE BONSAI

Os workshops do 10º Encontro da ANCB (Associação Norte Ctarinense de Bonsai) vão contar com a presença de cinco mestres brasileiros e um mestre do Japão, que também darão palestras sobre o assunto. São eles: Isao Omachi e Takashi Sakurai, vindos diretamente do Japão, Osamu Hidaka (SP), Carlos Tramujas (PR), Charles Ferrantes (SP), Regina Suzuki (SP), Valdir Hobus (GO).

Paralelamente acontece o X Concurso de Bonsai da ANCB. Cada participante, profissional ou amador, poderá inscrever 3 plantas, que serão expostas durante o evento. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que se encontra no site www.niponbonsai.com.br (banner da Festa das Flores). São 5 categorias: master (bonsai feito pelo próprio participante, do iniciante ao amador), iniciante (feito pelo próprio participante, amador com menos de 6 anos de experiência), mame (bonsai com até 15cm de altura), shohin (bonsai de 15 a 25cm de altura) e bonsai mais votado pelo público.

As inscrições vão até 11 de novembro, e a premiação acontece dia 13 de novembro. Serão premiados com troféu os três primeiros colocados de cada categoria; com exceção do bonsai mais votado pelo público, que terá colocação única. Confira a programação do evento em http://masterpress.com.br/niponbonsai/

VISITAS A CAMPOS DE FLORES – AGRÍCOLA DA ILHA

Uma das novidades da 72ª Festa das Flores de Joinville são as visitas às propriedades rurais da região da Estrada da Ilha, como a Agrícola da Ilha e a Anturioville. De 12 a 16 de novembro, haverá uma saída diária de ônibus, diretamente do complexo Expoville até as propriedades rurais. O limite máximo será de 40 pessoas por viagem, que terão de 2 a 3 horas de duração.

No local, os visitantes poderão conhecer os campos de cultivo, receberão explicações sobre a colheita e a comercialização das flores, além de terem a oportunidade de adquirir mudas. Na Agrícola da Ilha, são mais de 60 diferentes cultivares de hemerocallis vendidas em raiz nua ou plantadas em vaso e com flores; agapantos, além de plantas ornamentais de diversas espécies.

Ainda na Agrícola da Ilha, a visitação inclui Espaço do Colecionador, com cultivares raras para colecionadores, além de cultivares norte-americanas, inéditas no festival; exposição fotográfica, trilha ecológica em área plana de Mata Atlântica preservada pela família dos proprietários há pelo menos um século; pergolados: flores de outras espécies; caminhos ajardinados e projetados para a contemplação e gramado, com área para descalçar os sapatos e relaxar.

O mês de novembro é a época ideal para visitação, pois os hemerocallis estão na auge de sua floração. Os campos permanecem assim até fevereiro/2011.

PRAÇA GASTRONÔMICA

Comer bem não será tarefa difícil durante a 72ª Festa das Flores. A praça gastronômica oferece aos visitantes opções de massas, paella, bufê a quilo, café colonial, além de crepes, batata recheada, pizza, tapioca, sorvete, petiscos, frango com polenta, morango com chocolate, cocada e espetinhos.

PRAÇA DE LAZER

Quem levar crianças à Festa das Flores terá à disposição um serviço de recreação, com brinquedos e entretenimento. A ação é promovida pela Felej (Fundação de Esportes, Lazer e Eventos) e a Área de Lazer contará com monitores. Para crianças de 3 a 12 anos, haverá exibição de vídeos, desenhos, sessões de pintura no rosto, jogos de xadrez, tênis de mesa, cama elástica e piscina de bolinhas. Além disso, o evento terá o cantinho baby, para crianças até 5 anos, com gangorras, casinhas e escorregador.

HISTÓRIA DA FESTA DAS FLORES

Os primeiros imigrantes que vieram a Joinville (alemães, suíços e noruegueses), em 9 de março de 1851, logo perceberam a quantidade de exuberantes orquídeas nas árvores nativas da região. Eles passaram a colecionar as plantas e, vez por outra, reuniam as flores num só lugar, para admirá-las e comparar a variedade de texturas, cores e perfumes. Essa tradição deu origem à Festa das Flores.

Joinville tem o título de Cidade das Flores desde 1906, quando o então presidente da República, Afonso Pena, visitou a cidade e se encantou com os jardins das casas e praças. Na ocasião, ele a nomeou “Cidade Jardim”. A primeira festa oficial foi realizada em 1936, por um grupo de pessoas da elite joinvilense que cultivava orquídeas, sob o título de Exposição de Flores e Artes Domiciliares - EFA. Além das flores, também faziam parte da mostra trabalhos manuais e peças de artistas plásticos. Dois anos mais tarde, surge a ACAO (Círculo Catarinense de Amadores de Orquídeas). A entidade existe até hoje, mas com o nome de AJAO (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas).

O evento se repetiu anualmente, interrompido somente nos anos de 1942/43, em virtude da Campanha de Nacionalização e a 2ª Guerra Mundial. Retomada em 1944, diversos locais abrigaram a festa, até tornar-se definitiva nos pavilhões da Expoville, localizada numa das entradas da cidade.

A cada ano, a Festa das Flores tem um tema central. Em 2008 o tema foi “Aquecimento Global“, em 2009, a comemoração dos “180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina” e, em 2010, "Biodiversidade".

LAELIA PURPURATA

A “Laelia purpurata, variedade Oculata pedreira” é uma orquídea extremamente delicada. A flor é, desde 2006, por Lei Municipal, considerada “flor-símbolo” de Joinville. Por ser de difícil cultivo, é encontrada na mata nativa da região norte de Santa Catarina.

DESTAQUE E PRÊMIOS

Considerada a festa mais antiga do gênero no Brasil, o forte apelo turístico rendeu à Festa das Flores diversos prêmios ao longo dos anos. Já em 1982 a Festa das Flores foi “Destaque Artístico do Turismo Nacional”, em premiação do Jornal Última Hora do Rio de Janeiro. Em 1991 a festa recebeu o Prêmio Imprensa Turismo – PIT, como “Evento de Destaque Turístico”, promoção do Jornal do Comércio e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Rio de Janeiro. Em 2007 o “Swiss Tourism Awards 2007”, conhecido como "Oscar" suíço do turismo, reconheceu Joinville como "Cidade das Flores, destinação de forte vocação turística", na categoria "Patrimônio a ser protegido", com ampla divulgação na imprensa européia.

JOINVILLE É TUDO ISSO E MUITO MAIS

Joinville, a maior cidade do Estado de Santa Catarina, é conhecida como a Cidade das Flores, da Dança, dos Príncipes e das Bicicletas. Com mais de 500 mil habitantes, seu desenvolvimento industrial e econômico fez a cidade ser conhecida também como “Manchester Catarinense”.

Com fácil acesso pela BR-101 ou pelo aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, Joinville está a poucos quilômetros de um dos maiores parques multitemáticos do mundo, o Parque Beto Carrero World, além de estar a 180 km da capital Florianópolis, e a apenas 130 km de Curitiba, capital do Paraná.

72ª Festa das Flores de Joinville

Onde: Complexo Expoville – Joinville-SC
Quando: de 11 a 16 de novembro de 2010
Informações: fone (47) 3453-2663, imprensa@turjoinville.com.br

Assessoria de Imprensa da Fundação Turística de Joinville
Fernanda Thiesen (47 - 8803 8218)
Cristina Chiguti (47 – 9917 5264)

(Foto: Kátia Nascimento - Secom)