quarta-feira, 17 de novembro de 2010



Chegou o 8º
Joinville Jazz Festival
Aproveite, na Estação da Memória

Para celebrar a 8a edição do Joinville Jazz Festival, o Instituto Joinville Jazz irá realizar a “Virada do Jazz”, com 12 horas de música instrumental, das 10 às 22 horas, na Estação da Memória (Estação Ferroviária de Joinville), no dia 27 de novembro, sábado. Nesse período, serão promovidos 9 shows, com músicos de Joinville, Itajaí, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Este formato inédito irá concentrar todas as atividades do evento num único local, facilitando o acesso do público, na edição mais democrática da história do festival. “Sempre procuramos proporcionar acesso livre à comunidade, com os palcos alternativos e oficinas, mas desta vez será melhor. Todas as apresentações serão gratuitas, mantendo o padrão de excelência musical, que é a marca do Joinville Jazz”, festeja o presidente do Instituto, Carlos Adauto Virmond Vieira.

Chegar mais perto do público na oitava edição do festival é motivo de comemoração para o Instituto, pois significa mais um objetivo atingido e que foi alcançada uma nova realidade. “Antes do evento surgir, eu vinha de São Paulo para Joinville e pouco tinha a observar na cena musical. Oito anos depois, o cenário é completamente outro, a música movimenta os bares e shows e alegra a cidade”, observa o curador do evento, o músico Luiz Bueno. Com esta constatação, o Instituto considera que cumpriu a proposta desenhada até aqui: de incentivar o aprimoramento dos músicos da cidade, de promover intercâmbios de conhecimento, de descobrir talentos e exportar músicos para outras cidades.

O evento é um projeto incentivado pelo Governo do Estado, por meio do Funcultural.

PROGRAMAÇÃO 8º JOINVILLE JAZZ FESTIVAL – VIRADA DO JAZZ
SHOWS GRATUITOS


Dia 27 – 10 às 22 horas
Local: Estação da Memória, Estação Ferroviária Joinville
10 horas: DEDO DE PROSA (Joinville)
11h30: CÁSSIO MOURA e GRUPO (Florianópolis)
13 horas: CRIANÇAS do CLUBINHO, com ROBERTINHO SILVA & SUZANA MACHADO (Rio de Janeiro)
14h30: CHORINHO NA ESTAÇÃO - DANILO BRITO (São Paulo)
16 horas: ENTREVERO (Florianópolis)
17h30: ARNOU DE MELLO (Itajaí)
19 horas: MANO A MANO TRIO (Curitiba)
20h30: ANA PAULA SILVA (Joinville)
22 horas: HERALDO DO MONTE & JOINVILLE ALL STAR BAND (São Paulo e Joinville)

CLUBINHO DO JAZZ

Dia 27 – 10 às 12h30: clubinho / 13 horas: apresentação ao público
Local: Estação da Memória, Estação Ferroviária Joinville
COM ROBERTINHO SILVA & SUZANA MACHADO

OFICINAS EM ENSAIO ABERTO

Guitarra – Bateria – Baixo – Sopros – Teclado
Dias 25 e 26 – das 14 às 17 horas – no Conservatório Belas Artes
HERALDO DO MONTE & JOINVILLE ALL STAR BAND

SHOW PRINCIPAL: união da experiência com novos talentos
Uma estrela que faz parte da história da música instrumental brasileira estará presente no show de encerramento da 8ª edição: Heraldo Do Monte, nascido em Recife. A experiência de Heraldo vem da época de ouro dos festivais, na década de 60 e 70, quando formou com Hermeto Pascoal, Airto Moreira e Téo Barros o lendário Quarteto Novo, que mudou os rumos da improvisação ao agregar modernidade e brasilidade. De lá para cá, este artista genuinamente brasileiro, que tem um versátil e único estilo de tocar, se transformou num dos maiores guitarristas do mundo, tendo seus discos lançados em mais de 20 países.

O CD Viola Nordestina (2000) foi indicado ao prêmio Grammy Latino. Gravou também com outros artistas, como Elomar, Arthur Moreira Lima e Paulo Moura. Como arranjador, recebeu o prêmio Sharp em 1994 e 1995. Também toca violão, baixo, banjo, bandolim e cavaquinho e viola nordestina. Como instrumentista e arranjador, participou de centenas de discos de outros artistas, e ganhou praticamente todos os prêmios importantes de música no Brasil. Em seu mais recente álbum, Guitarra Brasileira, o autor concebeu músicas que captam as características essenciais e particulares de cada região e cultura do país.

É ao lado deste exímio músico que os talentos de Joinville irão se apresentar, formando a Joinville All Star Band de 2010, neste ano, liderada pelo guitarrista Adilson do Nascimento. Ficou a cargo dele a escolha dos melhores em seus instrumentos, desde que participantes das oficinas do Joinville Jazz, assim como ele, que esteve presente desde a primeira edição, ganhando destaque. Ao lado de Adilson (guitarra e violão), formam a Joinville All Star Band 2010: Alex Reimann Martins (acordeon), Gledison Zabotte (sopros), Michel Falcão (baixo) e Diego Vicente (bateria).

Desde a sexta edição, o Instituto Joinville Jazz tem investido na valorização do músico joinvilense, indo muito além da proposta básica porque, além de aperfeiçoar o conhecimento e prática com os maiores ícones do Brasil, ele tem a chance de integrar a formação anual da Joinville All Star Band. Isto é, músicos locais ganham espaço no palco principal do evento, agregando valor ao seu currículo, afinal este é o maior evento do gênero de Santa Catarina. Vale ainda ressaltar que os componentes recebem cachê por sua participação.

Luiz Bueno destaca que, atualmente, Heraldo só se apresenta com os melhores e mais cobiçados músicos do Brasil. “Mas ele achou tão excepcional a nossa proposta, que abriu mão de seu grupo para se apresentar com os jovens talentos de Joinville, pois acredita que desta forma contribuiu para a verdadeira troca entre músicos, independente da geração”, declara.

SERVIÇO:
O que: Show principal do 8º Joinville Jazz Festival – Virada do Jazz.
Quando: 27 de novembro, 22 horas.
Onde: Estação da Memória (Estação Ferroviária de Joinville).
Quanto: Gratuito.

PALCO LIVRE: para novos instrumentistas
Outra grande novidade do 8º Joinville Jazz Festival, que abre as portas para o público, é ampliar a democratização oferecendo também, para novos músicos, o “Palco Livre”, equipado com bateria, teclado, amplificadores de guitarra e baixo e microfones para sopros.
Todo e qualquer novo instrumentista, solista ou em grupo, poderá participar do Palco Livre. Basta levar seu instrumento e se inscrever no local, no dia do evento.

CHORINHO: na Estação
A já tradicional cena do Chorinho também está contemplada na Estação do Jazz, trazendo o melhor músico do gênero do mundo, na atualidade: o bandolinista Danilo Brito. A apresentação é imperdível e será realizada às 14h30.
Danilo é um jovem com carreira prodigiosa de talento e reconhecido. Aos 19 anos, foi nomeado o melhor instrumentista brasileiro pelo júri do Prêmio Visa. Com sua interpretação própria, virtuosidade e criatividade musical, se tornou um grande conhecedor dos estilos brasileiros, seus intérpretes e compositores.
O músico que vai fazer o Chorinho na Estação do Jazz domina técnica e interpretação de forma totalmente autodidata. Aprendeu gostar de música escutando os velhos LPs do pai. Ainda criança, participava de rodas de choro das tradicionais lojas de música do centro de São Paulo.
Danilo Brito desenvolve um trabalho consistente de música brasileira no cenário internacional e é um dos mais ativos criadores da fecunda produção instrumental contemporânea. Aos 23 anos, abriu sua produtora, Orpheu Music, e agora finaliza seu quarto disco, um tributo ao violão de Luizinho 7 Cordas.

SERVIÇO:
O que: CHORINHO na Estação - 8º Joinville Jazz Festival, com Danilo Brito.
Quando: 27 de novembro, 14h30.
Onde: Estação da Memória (Estação Ferroviária de Joinville).
Quanto: Gratuito.

OFICINA: em Ensaio Aberto

De acordo com a proposta do Instituto Joinville Jazz, novamente haverá muito espaço para os músicos de Joinville e região. A esperada oficina de guitarra, bateria, baixo, sopros e teclado será realizada nos dias 25 e 26 de novembro, das 14 às 17 horas, no Conservatório Belas Artes, no formato de “Ensaio Aberto”. O diferencial é que a grande estrela do Festival, Heraldo Do Monte, vai receber os músicos da Joinville All Star Band para ensaiar, em preparação para a grande exibição que encerra o evento.

Atenção músicos: estarão disponíveis 20 vagas para assistir ao Ensaio Aberto com o multiinstrumentista Heraldo Do Monte e entender como a prática de ensaio ocorre na realidade. As inscrições são gratuitas. Quem desejar participar, basta se inscrever no Conservatório Belas Artes, das 8 às 12, e das 13 às 18 horas. O Conservatório fica na rua Aubé, 427. Telefone para contato: 3026.1816.

SERVIÇO:
O que: OFICINA em Ensaio Aberto - 8º Joinville Jazz Festival.
Quando: 25 e 26 de novembro, 14 horas às 17 horas.
Onde: Conservatório Belas Artes.
Quanto: Gratuito.
Como: Inscrições no Conservatório Belas Artes, 8 às 12, e das 13 às 18 horas

CLUBINHO: aula e prática com Robertinho Silva e Suzana Machado
Desta vez, o Clubinho do Jazz, aberto a crianças de 9 a 12 anos, será diferenciado com a presença de novos mestres, o baterista Robertinho Silva e Suzana Machado. Ambos têm um ideal de trabalhar com crianças, tanto que montaram uma escola no Rio de Janeiro direcionada a esse público.
O baterista carioca Robertinho Silva é considerado uma lenda viva da percussão e bateria brasileira, um dos músicos mais experimentados do país. Traz no currículo apresentações ao lado das maiores estrelas da música brasileira, desde Milton Nascimento, com quem trabalhou por 26 anos, a Egberto Gismonti. Participou de grandes festivais internacionais, como New Port, Berlim, Free Jazz Festival, JVC New York e Montreaux.
Com a valiosa colaboração do também percussionista Carlos Negreiros, desenvolveu uma atividade de alta relevância e transformação social para jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro: a Orquestra de Percussão Robertinho Silva. Também criou o Espaço Musical Robertinho Silva visando a descoberta de novos valores na música. Robertinho faz concertos, ministra cursos, oficinas, seminários e workshops sobre ritmos brasileiros para todo Brasil e Exterior.

Suzana Machado também é carioca e estudiosa musical. Já participou de gravações com diversos compositores, como Ivan Lins, Roberto Carlos, Caetano Veloso e Djavan. Participou em outros tantos discos, como de Gal Costa e Elis Regina. Seu interesse por crianças a levou a atuar em projetos infantis para TV “Vila Sésamo” e “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Ela atua na área de educação desde os anos 80 e é educadora musical em várias escolas particulares da zona sul e Barra da Tijuca, ministrando aulas de musicalização. Realiza cursos de capacitação em Educação Musical em ONGs, como a Fundação Raimundo Fagner, Oficinas de Construção de Instrumentos com material reciclável e Prática de Coral.

O Clubinho com Robertinho Silva e Suzana Machado será promovido no dia 27 de novembro, das 10 às 12h30, na Estação da Memória. Para as crianças participantes, tanto haverá a chance de aprender com estes excelentes mestres, como também de mostrar o que aprenderam numa apresentação descontraída, às 13 horas. Inscrições no local do evento.

SERVIÇO:
O que: CLUBINHO com Robertinho Silva e Suzana Machado - 8º Joinville Jazz
Festival.
Quando: 27 de novembro, 10 às 12h30 / 13 horas apresentação ao público.
Onde: Estação da Memória (Estação Ferroviária de Joinville).
Quanto: Gratuito.
Como: Inscrições no local do evento.

História musical do Joinville Jazz Festival
Nas sete edições do festival, entre 2003 e 2009, foram promovidos 54 shows no palco principal, 37 oficinas gratuitas e 7 Clubinhos do Jazz com a participação de mais de 700 estudantes de música. Além disso, foram realizadas 18 apresentações nos palcos alternativos, 3 previews e 7 Jam Sessions. Até aqui, o Joinville Jazz Festival envolveu 42 músicos oficineiros, 481 músicos do Brasil e do Exterior e teve o prestígio de um público estimado em 60 mil pessoas.

SERVIÇO GERAL:

O que: 8º Joinville Jazz Festival – Virada do Jazz
27 de novembro, das 10 às 22 horas – Estação da Memória Joinville


• 9 SHOWS GRATUITOS
• OFICINA EM ENSAIO ABERTO HERALDO DO MONTE & JOINVILLE ALL STAR BAND: dias 25 e 26 – das 14 às 17 horas – no Conservatório Belas Artes.
• PALCO LIVRE para instrumentistas – inscrições no local.
• CHORINHO na Estação: 14h30, com DANILO BRITO.
• CLUBINHO DO JAZZ com ROBERTINHO SILVA e SUZANA MACHADO: 10 às 12h30 horas / 13 horas: apresentação ao público

Mais sobre os músicos da VIRADA DO JAZZ
8º Joinville Jazz Festival / 27 de novembro –

Disponíveis no dia 18 de novembro, no site:

Mais sobre os músicos da VIRADA DO JAZZ

Dedo de Prosa / 10 horas
Formado com o intuito de produzir a boa música instrumental e o aperfeiçoamento da improvisação na linguagem instrumental, o Quarteto Dedo de Prosa se apresenta no cenário musical joinvilense, além de ministrar workshops em escolas de ensino musical e teatros da região.

Com o repertório voltado para o Jazz, Música Brasileira e composições próprias, o grupo conta com a formação típica de um Jazz Combo. É composto por Gledison Zabote, saxofone, Michel Falcão, baixo, Judson Teixeira, Guitarra Acústica, e Carlos Floriano, na bateria.

O Dedo de Prosa surgiu no começo de 2008, incentivado pelo guitarrista Cassio Moura, grande músico no cenário catarinense, a se dedicar ao estilo livre do jazz. Já no ano seguinte, o grupo foi uma das atrações do palco principal do 6º Joinville Jazz Festival. O Dedo de Prosa já teve a oportunidade de se apresentar em shows e Jam sessions com grandes músicos brasileiros, como Gilberto de Syllos, Genil Castro, Serginho do Trompete e Cássio Moura.

O quarteto faz um trabalho intenso para a propagação da música instrumental. Aprovado pelo Simdec (através do Mecenato Municipal 2009 e 2010), realiza o projeto “Um Dedo de Prosa sobre o Jazz”. Este projeto já levou o jazz para mais de 30 escolas da rede municipal de ensino de Joinville, em forma de concertos didáticos. Em 2011 serão realizadas mais 30 apresentações.

Cassio Moura e grupo/ 11h30
O violonista e guitarrista Cássio Moura é de São Paulo. Começou a estudar violão clássico aos 15 anos. Aos 18, descobriu a música instrumental e o jazz como linguagem. Em 1994, foi para os Estados Unidos (Hollywood, Los Angeles), estudar no Musicians Institute. Concluiu o programa de um ano do GIT (Guitar Institute of Technology) e recebeu o prêmio “The Most Improved Student” 1994/1995. Em San Diego, trabalhou durante um ano, tocando e gravando com grupos locais.

Desde 1996, mora em Florianópolis, aonde atua intensamente. Abriu o Estúdio Carajazz e produz, dirige e toca em gravações e shows de artistas locais. Também se apresenta regularmente em diversas casas noturnas da capital e do Estado, além de se dedicar como professor de harmonia & improvisação, teoria musical, violão e guitarra. Lecionando no Conservatório de Música Popular de Itajaí, Conservatório de Belas Artes de Joinville, e ministra aulas particulares. Atualmente, está trabalhando na composição e pré-produção do material de seu primeiro CD individual.

Robertinho Silva e Suzana Machado / 13 horas com Clubinho do Jazz
O baterista carioca Robertinho Silva é considerado uma lenda viva da percussão e bateria brasileira, um dos músicos mais experimentados do país. Traz no currículo apresentações ao lado das maiores estrelas da música brasileira, desde Milton Nascimento, com quem trabalhou por 26 anos, a Egberto Gismonti. Participou de grandes festivais internacionais, como New Port, Berlim, Free Jazz Festival, JVC New York E Montreaux.

Com a valiosa colaboração do também percussionista Carlos Negreiros, desenvolveu uma atividade de alta relevância e transformação social para jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro: a Orquestra de Percussão Robertinho Silva. Também criou o Espaço Musical Robertinho Silva visando a descoberta de novos valores na música. Robertinho faz concertos, ministra cursos, oficinas, seminários e workshops sobre ritmos brasileiros para todo Brasil e Exterior.

Suzana Machado também é carioca e estudiosa musical. Já participou de gravações com diversos compositores, como Ivan Lins, Roberto Carlos, Caetano Veloso e Djavan. Participou em outros tantos discos, como de Gal Costa e Elis Regina. Seu interesse por crianças, a levou a atuar em projetos infantis para TV “Vila Sésamo” e “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Ela atua na área de educação desde os anos 80 e é educadora musical em várias escolas particulares da zona sul e Barra da Tijuca, ministrando aulas de musicalização. Realiza cursos de capacitação em Educação Musical em ONGs, como a Fundação Raimundo Fagner, Oficinas de Construção de Instrumentos com material reciclável e Prática de Coral.

Danilo Brito / 14h30 – CHORINHO NA ESTAÇÃO
Danilo é um jovem com carreira prodigiosa de talento e reconhecido. Aos 19 anos, foi nomeado o melhor instrumentista brasileiro pelo júri do Prêmio Visa. Com sua interpretação própria, virtuosidade e criatividade musical, se tornou um grande conhecedor dos estilos brasileiros, seus intérpretes e compositores.
O músico que vai fazer o Chorinho na Estação do Jazz domina técnica e interpretação de forma totalmente autodidata. Aprendeu gostar de música escutando os velhos LPs do pai. Ainda criança, participava de rodas de choro das tradicionais lojas de música do centro de São Paulo.
Danilo Brito desenvolve um trabalho consistente de música brasileira no cenário internacional e é um dos mais ativos criadores da fecunda produção instrumental contemporânea. Aos 23 anos, abriu sua produtora, Orpheu Music, e agora finaliza seu quarto disco, um tributo ao violão de Luizinho 7 Cordas.

Entrevero / 16 horas
O grupo Entrevero é formado por Arthur Zucchi Boscato (violão), Israel Álvares (acordeon, saxofone tenor, saxofone alto e harmônica cromática), Rodrigo Moreira (baixo elétrico) e Filipe Maliska (bateria).

Entrevero é um prato típico do sul do Brasil, que tem como essência a mistura de muitos ingredientes marcantes, que em harmonia formam um sabor especial. O grupo Entrevero Instrumental é a representação musical dessa receita. Através da fusão de ritmos do sul, com a infinidade de sons dos demais cantos do país, expressa a riqueza da cultura brasileira sem perder o sotaque regional. O grupo prima pelo rigor técnico e abre espaço à criatividade de cada integrante, sendo influenciado pelo jazz e pela música instrumental brasileira.

O grupo surgiu de um encontro musical em Barcelona, Espanha, em 2008, quando os integrantes Filipe, Rodrigo e Israel se conheceram no L'aula de Música Moderna y Jazz, do Conservatori Liceu, e formaram o trio Mandacaru, que chegou também a se apresentar em forma de quarteto com o baiano Robson Bonfim (cantor e saxofonista). Mais tarde, com o violonista e charanguista boliviano Gabriel Navia, gravaram uma demo. De volta ao Brasil, o trio juntou-se ao jovem e talentoso Arthur Boscato formando o grupo Entrevero.

Em 2010, o grupo lançou seu primeiro CD, “Siri al presto”, gravado no Rio de Janeiro, no estúdio Lontra Music. Com produção de Daniel Santiago, teve participação de Gabriel Grossi (harmônica), Alessandro Bebê Kramer (acordeon), Daniel Santiago (violão) e Mafran do Maracanã (percussão). O CD foi realizado através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Ainda este ano, o Entrevero foi selecionado para fazer o Circuito Sesc, onde estará divulgando seu trabalho numa turnê pelo estado de Santa Catarina. Também foi um dos 25 selecionados no Itaú Rumos Música 2010/2012, na categoria Mapeamento, entre 2.000 inscritos de todo o Brasil.

Arnou de Mello / 17h30
Arnou de Mello, que já esteve na 1ª edição do Joinville Jazz Festival, é músico contrabaixista, compositor e produtor musical. Formado pelo Bass Institute of Technology do Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia, em 1990, recebeu o prêmio de “Outstanding Student of the Year”.
Contrabaixista de mão cheia e agilidade única, músico há mais de 40 anos, dedica sua vida à produção e difusão da música instrumental. É proprietário do Porta Voz Estúdios, em Itajaí, onde grava e produz artistas locais. Se apresenta periodicamente na região sul, divulgando a música instrumental. Recentemente, lançou o CD solo “Fantasia”, com composições e arranjos próprios.

Mano a Mano Trio / 19 horas
O Mano a Mano Trio desenvolve um repertório musical englobando vários estilos, com arranjos personalizados numa formação desafiadora. Deixam de lado os instrumentos harmônicos e utilizam somente um instrumento solista, o clarinete, um de base, o contrabaixo elétrico, e a percussão.

Formado por três músicos que atuam intensamente no cenário artístico curitibano, o trio traz uma estética diferenciada para ouvidos atentos, mesclando arranjos elaborados com a improvisação livre. O Mano a Mano Trio é composto por Sérgio Albach, no clarinete e clarinete baixo, Glauco Solter, no contrabaixo elétrico, e Vina Lacerda, na percussão.

O repertório se estende da moderna música instrumental brasileira até o choro tradicional, e vai do jazz ao tango, interpretando os consagrados Astor Piazzola, Jaco Pastorius e Egberto Gismonti, além das músicas próprias.

Ana Paula Silva / 20h30
Ana Paula Silva, de Joinville, será a primeira cantora a participar do Joinville Jazz Festival, por conta do reconhecimento pela qualidade instrumental de suas músicas e arranjos na linguagem. Com formação autodidata, iniciada na infância, sua carreira musical evolui naturalmente de intérprete a violonista e compositora.

Seu primeiro disco solo teve a participação do oficineiro do Clubinho do Jazz deste ano, Robertinho Silva, além de Arnou de Melo e Beto Lopes. O primeiro disco solo, “Canto Negro”, foi gravado em 2004 e 2005. Desde 2004, entre Brasil e Europa, Ana Paula realizou, junto do compositor, arranjador e guitarrista Alegre Corrêa, o disco e a turnê “Por Causa do Samba”. Já dividiu concertos com grandes nomes como Elza Soares, Tavinho Moura, Toninho Horta, Leny Andrade e Lô Borges.

Em 2009, aprovado pelo Edital Simdec, lançou o seu terceiro projeto, um livro-cd Contos em Cantos, com produção, composições e arranjos próprios, musicando histórias. No segundo semestre, realizou o CD e a turnê “Aos de casa”, aprovados pelo Prêmio Pixinguinha, que premia somente dois artistas por estado brasileiro. Divulgou em Joinville, Curitiba, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Pomerode e seguiu para Áustria.

Em março de 2010, foi convidada pelo Grupo Chá de Cevada para fazer a turnê pelo Circuito de Música do SESC, cantando e tocando músicas autorais do catarinense Edson Marques. Também em 2010, aprovado pelo Mecenato, o disco “Pé de Crioula”, de samba, teve a presença brilhante do arranjador Claudio Jorge um ícone do samba carioca. Com o compositor e violonista Chico Saraiva, realiza shows com a música de ambos e do folclore brasileiro. Seu

Heroldo Do Monte e Joinville All Star Band / 22 horas

Heraldo do Monte
Começou a carreira tocando clarineta, no Recife, onde nasceu. Mais tarde, se dedicou ao estudo de instrumentos de corda (violão, guitarra, viola caipira e cavaquinho), passando a ser conhecido como um dos maiores guitarristas brasileiros. Na década de sessenta, integrou uma das mais importantes formações instrumentais brasileiras, o Quarteto Novo, com Théo de Barros, Airto Moreira e Hermeto Pascoal.

Tocou com artistas como Walter Wanderley, Dick Farney, Dolores Duran e Michel Legrand, em turnês nacionais e internacionais. Seus discos foram lançados em mais de vinte países. O CD Viola Nordestina (2000) foi indicado ao prêmio Grammy Latino. Gravou também com outros artistas, como Elomar, Arthur Moreira lima e Paulo Moura. Como arranjador, recebeu o prêmio Sharp em 1994 e 1995.

Joinville All Star Band 2010
Formada por Adilson do Nascimento (guitarra e violão), Alex Reimann Martins (acordeon), Gledison Zabotte (sopros), Michel Falcão (baixo) e Diego Vicente (bateria).

Adilson do Nascimento
Guitarrista e violonista, nascido em Santos, cursou Violão popular e Teoria Musical, na Escola de Música Vila Lobos, em Joinville. Atua como músico e professor na região desde os quinze anos. Buscando sempre o conhecimento e o desenvolvimento técnico, estudou com vários professores, como Cássio Moura, Lupa Santiago, Hélio Delmiro, Nelson Faria, Heraldo do Monte, Genil Castro, Conrado Paulino e Ian Guest.
Atuou como professor, no Conservatório Belas Artes de Joinville, ministrando oficinas e workshops dentro e fora da escola. Participou do Joinvile Jazz festival, em outras formações, abrindo shows de grandes músicos. Tocou no Jazz Buticaba com grandes músicos da cidade como, Samuel doTrompete, André Steuernagel e Maicon Vicente. Hoje, tem seu próprio estúdio, ministra aulas particulares e realiza produções musicais.

Alex Reimann Martins

Iniciou seus estudos de piano em Ijuí, sua cidade natal, aos 6 anos de idade. Aos 14 anos, começou a estudar acordeon de forma autodidata e, paralelamente, teve aulas de trompete, com Rudnei Barcellos Ferreira. No ano de 2001, já morando em Santa Maria, estudou acordeon, com Júlio Pereira, e, posteriormente, em Joinville, a partir de 2006, estudou harmonia e improvisação com o guitarrista Cássio Moura. Participou de várias oficinas e workshops.

É formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Seus trabalhos incluem direção musical, arranjos e participação em recitais e espetáculo de dança. Em 2006, lançou o livro de método para acordeon, especificamente voltado à música gaúcha. Foi professor de acordeon em Santa Maria e, em Joinville, no Conservatório Belas Artes e na escola Espaço Contemporâneo de Música. Atualmente, dá aulas particulares, trabalha como arranjador para a editora Cantosul e integra um duo com o saxofonista Gledison Zabote. O Duo realiza o Projeto Impressões Musicais, aprovado pelo Edital de Apoio à Cultura de Joinville, e leva apresentações de música instrumental aos terminais de ônibus da cidade.

Gledison Zabote






Natural de Joinville, com o Quarteto Dedo de Prosa foi uma das atrações do palco principal do 6º Joinville Jazz Festival, e no 7º, como integrante da banda do 62º BI, abriu a primeira noite. Lecionou saxofone, clarinete e teoria musical, no Conservatório Belas Artes de Joinville, Casa de Cultura de Araquari e Escola de Música Arte Maior de Joinville.
Realiza o projeto “Impressões Musicais”, ao lado do acordeonista Alex Reimann. Com o Quarteto Dedo de Prosa faz o projeto “Um Dedo de Prosa sobre o Jazz”, apresentando para alunos das escolas da rede municipal de ensino de Joinville o jazz e a música brasileira (os projetos foram aprovados pelo Simdec). Coordena o projeto “Fim de Tarde Instrumental”, no Espaço Cultural Angeloni. Além disso, está desenvolvendo um novo trabalho com o baixista Arnou de Melo.

Michel Falcão

Brasiliense, Michel Falcão é baixista. Por ter crescido em um ambiente musical, descobriu o jazz e a música instrumental logo cedo, tendo como suas principais referências os baixistas Jaco Pastorius e Arthur Maia. Participou de várias oficinas e workshops com grandes mestres do contrabaixo como: Celso Pixinga, Arthur Maia, Hamilton Pinheiro e Adriano Gifonni.

Atuou como músico em Marabá (PA), de 2004 a 2007. Em 2007, mudou-se para Joinville, onde atualmente é professor de música. Também trabalha como músico no Madruga Stúdio e integra o Quarteto Dedo de Prosa, o Madruga Trio e outras formações como convidado.

Diego Jean Vicente

Natural de Blumenau, ingressou na primeira banda aos 13 anos. Aos 16, passou a se dedicar aos estudos teóricos e técnicos do instrumento de percussão. Em 2006, começou a fazer suas primeiras gravações em Blumenau. Atuou na Volare’s band, de Itajaí. Atualmente, acompanha o cantor Victor Pedroso, fazendo shows por todo país.
Vem trabalhando também em suas próprias produções, principalmente no mercado gospel. Futuramente deseja lançar um projeto de música instrumental.