terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Livro e exposição de Schwanke
A Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew recebe as obras do artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke, referência das artes plásticas de Santa Catarina nesta quinta-feira (10/02). O evento, que ocorre a partir das 20 horas, marca o lançamento do livro "Percurso do Círculo: Schwanke - séries, múltiplos e reflexões" e da exposição "Perfis e perfis: Entre Apolo e Dionísio".
A mostra, com curadoria de Charles Narloch, tem a proposta de aproximar dois momentos distintos e marcantes da trajetória do artista. O público vai apreciar pinturas produzidas durante a década de 1980 - sendo alguns exemplares inéditos da fase mais conhecida de Schwanke, quando produziu mais de 5 mil peças retratando rostos em perfil; e a série de perfis plásticos, produzidos entre 1990 e 91, não figurativos. A exposição fica aberta para visitação até 25 de março. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 20 horas. A entrada é aberta à comunidade e gratuita.
Durante o evento serão distribuídos gratuitamente exemplares do livro. A exposição e o lançamento do livro são realizações do Instituto Luiz Henrique Schwanke, Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew.

A publicação
A publicação "Percurso do Círculo: Schwanke - séries, múltiplos e reflexões" expõe e evidencia os processos de transformação da produção do artista. A edição bilíngue (português/inglês) registra textos deixado por Schwanke em cadernos e diários, e traz ensaios e artigos atuais e de época, escritos por críticos de arte e estudiosos como Agnaldo Farias, Frederico Morais, Fabio Magalhães, Harry Laus e Néri Pedroso. A publicação, já lançada em Florianópolis e São Paulo, tem a organização de Kátia Klock, Ivi Brasil e Vanessa Schultz e foi editado pela Contraponto.

Documentário em vídeoO livro apresenta também um DVD com o documentário "À luz de Schwanke", produzido pelaContraponto. O projeto foi realizado com recursos do Edital de Cultura Elisabete Anderle, do Governo do Estado.

Serviço:
O quê: Lançamento da exposição "Perfis e perfis: Entre Apolo e Dionísio" e do livro "Percurso do Círculo: Schwanke - séries, múltiplos e reflexões"
Quando: quinta-feira (10/02) às 20 horas
Onde: Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior
Rua Dona Francisca, 800 - Saguaçu
Entrada: Gratuita
Informações adicionais à imprensa sobre a publicação do livro: (48) 3334.9805 com Sarah Goulart, jornalista da Contraponto
Informações sobre a exposição: (47) 3433.2266 com Tirotti, na Galeria VK