quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fernanda Moreira fala sobre  o curta "Cartas"






1. O video faz parte de que projeto da escola?
Fer - Eu queria muito comemorar os 10 anos do Studio Escola, em Joinville, com o foco no aluno. São eles que me motivam a continuar com a escola, com as aulas, em estudar cada vez mais... Não pensei em nada melhor do que oferecer uma oficina gratuita aos que se destacam e se empenham de verdade.

2. Fer, de quem é o roteiro? É sobre o quê?
Fer - O texto não é de um profissional da área. É de uma pessoa que queria dar um presente para sua família, contando a história dos avós, que aconteceu em 1945. O roteiro inicial é dela, da Cibele Vellloso, a adaptação e o roteiro final é da equipe da oficina do curta. É um romance, que se passa entre 1945-1947, onde os avós se conhecem numa estação ferroviária, crescem separados, se encontram na adolescência e começam a namorar por cartas. Os diálogos são extraídos das cartas reais, que um mandava pro outro. Mas também temos um pouco de ficção... Uma traição, por exemplo, para esquentar um pouco o filme (rsss). Isso não tinha nas cartas.

3. É um video experimental?
Fer - Bom, o conceito de experimental é amplo... Se formos pensar que não temos recursos financeiros, pouco recurso técnico e não visamos um fim lucrativo sim. Porém, temos uma narrativa coerente e vamos deixá-lo bem finalizado.

4. Como foi trabalhar com os novos talentos?
Fer - São todos alunos de interpretação, mas aprendemos muito neste trabalho coletivo. E me incluo nisso. Foram 3 meses de trabalho. O curta deve ter 15minutos de duração. Fica pronto até o final de julho.

5. É a primeira vez que você dirige, não é? Fer - Rss... é a primeira vez que me meto a dirigir. Já fiz assistência de direção, mas direção geral é a primeira, mas como sempre trabalhei com a preparação escalação de elenco, achei que tava na hora. Foi uma experiência deliciosa!! Amei de verdade. Já quero fazer outro ano que vem!! rss..

6. E a estreia? Fer - Nossa primeira exibição será para a família, a qual nos baseamos na história. Será em Curitiba, para um plateia de 60 pessoas, incluindo a personagem principal, que hoje tem 83anos e no tempo do filme, a retratamos aos 17. Depois, iremos abrir para onde tivermos oportunidade, incluindo sessões divulgadas pelo Studio.

7. O que mais?
Fer - O curta deve ter 15 minutos de duração. Fica pronto até o final de julho.
Show! Obrigado.