segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MAJ abre novas exposições

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e o Museu de Arte (MAJ) apresentam neste terça-feira (16/08) o lançamento das exposições coletivas "Contaminações - Linhas de Infância" e "Lúdico.Cotidiano". A abertura das mostras será realizada às 20 horas nos Anexos 1 e 2 da Cidadela Cultural. Antes do lançamento, os artistas e curadores das exposições participam de um bate-papo às 19 horas na Sala de Cinema, na Cidadela.

Contaminações

As imagens e os segredos da infância fragmentadas na memória, esse é o gancho da coletiva "Contaminações - Linhas da Infância". Linhas, cores, colagens, fotografias, formas mostram a memória desse tempo. Por outro, esse jogo das formas e do processo de reflexão teórica, instigam a discussão e movimentam uma ação pedagógica.
25 obras
A mostra apresenta 25 obras desenvolvidas pelos artistas catarinenses Philippe Arruda, Juliana Hoffmann, Susana Bianchini e Dirce Körbes e pelo artista gaúcho radicado em Florianópolis, Carlos Asp, com coordenação e produção cultural de Chris Ramirez - Tí Hervè Produção.

O projeto propõe uma discussão sobre o processo criativo nas áreas de artes plásticas, pintura e fotografia. Serão expostos painéis com textos em versão braile, como provoção e reflexão sobre as ações de acessibilidade em meio às criações artísticas.
As obras foram realizadas durante um ano e meio de encontros e debates. Cada artista manteve uma obra de sua autoria e entregou outras quatro para sofrerem intervenções, resultando em 20 "contaminações" e cinco obras exclusivas.

Cinco artistas
O projeto é uma realização dos cinco artistas, uma mediadora, produtora da Associação Cultural Alquimídia.org, contando com apoio da Over Digital, Museu de Arte de Joinville, Fundação Cultural e Prefeitura, com incentivo federal da Lei Rouanet e patrocínio da Tractebel Energia. O lançamento da exposição foi realizado no Museu Histórico de Santa Catarina, em 09 de setembro de 2010.

A exposição fica aberta para visitação até o dia 16 de outubro de 2011 no Anexo 2. O horário de visitação é de terça a sexta-feira das 9h às 18h, sábado, domingo e feriado das 12h às 18h. Entrada aberta ao público e gratuito.


"Lúdico.Cotidiano"
A exposição "Lúdico.Cotidiano" apresenta uma proposta de mostra diversificada nos modos de fazer, um jogo com as formas, com as linhas de desenho. A curadora da exposição, Adriane Hernandez indica dois modos dessa busca de diversificação da criação.
"O primeiro aponta para a vontade de jogar - brincar: jogar com as formas, com as linhas do desenho, com as cores e com a inversão dos sentidos comuns, presentes no cotidiano das pessoas. O outro modo traz a energia do trabalho - produção - contida na tenacidade, com a tentativa de equilíbrio, de eterna perda e eterno reformular; mas também aí encontramos a idéia de jogo, desta vez o jogo de construção e desconstrução presentes na nossa vida desde a infância", reflete a curadora da exposição.
A mostra conta com as obras dos artistas André Winn, Carolina Moraes Marchese, Érika Romaniuk, João Genaro, Karen Campos, Luana Alt, Morgana Ávila, Thiago Reis e Vini Albernaz, e coordenação de Fernando Igansi.
A exposição fica aberta para visitação até o dia 16 de outubro de 2011 no Anexo 1. O horário de visitação é de terça a sexta-feira das 9h às 18h, sábado, domingo e feriado das 12h às 18h. Entrada aberta ao público e gratuito.


Serviço
O quê: Abertura das exposições "Contaminações - Linhas da Infância" e "Lúdico.Cotidiano" no MAJ
Quando: terça-feira (16/08) às 20 horas
Bate-papo com os artistas às 19h na Sala de Cinema - Cidadela
Onde: Anexos 1 e 2 - Cidadela Cultural
Rua 15 de novembro, 1.383 - América
Quanto: Gartuito
Informações: (47) 3433.4677 no MAJ