sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Lista Homenageados
Destaques Culturais do Ano

1. Ana Paula da Silva
A cantora e compositora Ana Paula da Silva é Destaque cultural do ano pela divulgação da música brasileira no Exterior, com mais de 30 apresentações em cinco países, entre a América do Sul e Europa.

2. Cacos da Mata
Destaque cultural para o projeto de arte-educação Cacos da Mata, dirigido pelos artistas plásticos Paulo Tajes Lindner e Ana Beatrís Raposo, que reuniu alunos da Escola Municipal Ada Sant’Anna na produção de um painel de 96m2, com pinturas sobre o tema meio-ambiente, exposto na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, na Rio+20.

3. Caco de Oliveira
Destaque cultural a Caco de Oliveira pelos 30 anos completados em 2012 como poeta e escritor, pela sua trajetória e ação literária na publicação de livros e ao ar livre, nos espaços urbanos da cidade.

4. Cia de Artes Cênicas Atos
Destaque cultural à Cia de Artes Cênicas Atos pela produção e pela realização da Mostra Atos Teatro. Montou o espetáculo “A Moça mais bonita do Rio de Janeiro”, entre outros, e, de forma inédita na cidade, a Atos Teatro, fundada pela atriz Eliane Ramin, promoveu, durante três meses, uma temporada de peças teatrais com um repertório que incluiu cinco peças, duas leituras dramáticas e um projeto que o público pode acompanhar em processo, antes da estreia. No total foram cerca de 60 apresentações realizadas entre outubro e dezembro de 2012.

5. Cia Dionisos Teatro
Destaque cultural à Cia Dionisos Teatro pelos 15 anos completados em 2012 e pela agenda comemorativa de apresentações, além da edição do seu Livro de Memórias, um apanhado das experiências do grupo durante este período, com depoimentos dos integrantes, do público e de pessoas que já estiveram no grupo, histórias de bastidores e um pouco das aventuras dos atores durante viagens pelo Brasil e pelo mundo.
                                
6. Confraria do Escritor
Destaque à Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin pela inciativa de implantar o programa Confraria do Escritor e aos escritores fundadores da Confraria - que no transcorrer do ano se transformou também em Confraria das Letras, em carácter de associação, reunindo hoje mais de 100 escritores.

7. DVD Seu Brasilino
Destaque ao músico Dentinho e à produção do DVD Seu Brasilino - que reuniu profissionais e empresas apoiadoras nas áreas de vídeo, som e luz num grande espetáculo para a gravação do DVD. Gravado na Liga da Sociedade Joinvilense, o DVD Seu Brasilino, de Dentinho Arueira, foi mixado por Roberto Lly e Marcus Vinícius Barbosa, da produtora Película Filmes e masterizado no estúdio Magic Master, de Ricardo Garcia. “Seu Brasilino” marca a estreia de Dentinho Arueira em uma produção audiovisual.

8. Espaço Cultural Casa Iririú
Destaque cultural ao Espaço Casa Iririú pelas inúmeras atividades realizadas durante o ano. Uma experiência realizada no bairro Profipo em 2009, pelo diretor Helio Muniz, levou um eclético grupo de joinvilenses a criar o Grupo de Teatro Canto do Povo, que deu origem também ao projeto Espaço Cultural Casa Iririú, abrindo essa possibilidade a mais pessoas da comunidade. Trata-se de lugar alternativo para a apresentação de peças de teatro e de dança, exposições de artes visuais e aulas de teatro, contação de histórias e dança, roda de samba e choro, além da já tradicional Noite da Partilha Cultural.

9. Fairans
Destaque cultural à banda Fairans, em 2012, pelo: lançamento do seu terceiro CD, pela participação no Panorama SESC de Música e pela participação como banda convidada pelo 30° Festival de Dança de Joinville para interpretar, no palco, a música tema do evento, num momento inédito e muito especial para a música de Joinville.

10. Fevereiro da Silva
Destaque cultural à banda Fevereiro da Silva pela produção e circulação em 2012. A banda lançou um CD, “Posso ser o autor?”, e um videoclipe, da música “A Espiã”.  Tocou em diversos palcos daqui, em várias cidades catarinenses e levou o nome de Joinville até mesmo ao fechado cenário musical do Rio Grande do Sul. Também participou do Panorama SESC de Música 2012 e do festival Planeta Atlântida, em Floripa.

11. Jam no Maj
Destaque cultural ao evento Jam no Maj - iniciativa da cantora Lily Blumerants, conhecida como a Dama do Jazz, aprovado pelo Simdec, evento realizado no jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ), promovendo o encontro de grandes instrumentistas do estado para a popularização do Jazz em suas diversas linguagens, reunindo um total de cerca de 1500 pessoas em suas três edições.

12. Maj Sounds
Destaque cultural Ao Maj Sounds por ser um evento multiartes com grande resposta de público. Criado pelos DJs Roger Thiago e Vigas, fez ora o jardim do MAJ, ora a Cidadela Cultural, um espaço para diferentes manifestações artísticas, juntando diversas tribos e estilos. Além de música, eletrônica e acústica, o evento teve exposições, intervenções artísticas e malabares, sempre com entrada gratuita e os DJs Vigas e Roger Thiago comandando as pick-ups.

13. Projeto Dança Joinville
Destaque cultural pela ação em prol do coletivo. A Mostra Dança Joinville é um evento que apresenta os trabalhos dos grupos de Dança integrantes da ANACÃ – Associação dos Grupos de Dança de Joinville, promotora do encontro. Em 2012, foram três edições, totalmente custeadas pela Associação e seus parceiros, colocando no palco 484 bailarinos, 40 grupos, 68 coreografias de todos os gêneros de Dança de Joinvile, com público de mais de 600 pessoas.

14. Rádio Joinville Cultural
Destaque para a instalação da emissora educativa Rádio Joinville Cultural FM, que iniciou suas transmissões no dia 3 de outubro de 2013, uma concessão da Fundação Cultural em cooperação com a UFSC e é hoje, a nossa primeira rádio educativa e cultural.

15. Robson Benta
Destaque Cultural pela atuação profissional do ator Robson Benta no transcorrer do ano, como diretor de teatro (peça “Vontade de ser mulher”, da Cia Joinvilense), como ator de cinema participou de três filmes: “Noiva de Tarantino” (curta), de Ebner Gonçalves; “Infância de Monique” (longa), de Fábio Porto; e “As Mortes de Lucana” (curta), de Alceu Bett. Ainda criou, dirigiu e atuou na videoarte “Uma Escada Para João”, produzido pela Cia Joinvilense de Teatro e a Mídia Quatro Filmes, além de coordenar o projeto de inclusão social Arte para Todos, do IMPAR - Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, em parceria com o Naipe – Núcleo de Atendimento Integral ao Paciente Especial, onde ministrou oficinas de teatro para pacientes e a realizou e dirigiu a Mostra Arte para Todos, com apresentação de alunos de teatro e seus pais, no Teatro Juarez e na Estação da Memória. Também ministrou palestras e atividades lúdicas para profissionais das áreas financeira e educacional.

16. Show Dona Chica
Destaque cultural à  banda Dona Chica pela montagem cênica e cuidados de produção para o espetáculo de lançamento do seu primeiro CD, além da reunião de grandes músicos e pelo público presente nos shows de lançamento, tanto no SESC Joinville quanto no Teatro Juarez Machado.

17. Somaa
A banda Somaa é Destaque Cultural pela qualidade no resultado de produção nos recentes trabalhos.  Para alguns especialistas em música, a banda tem conquistado uma sonoridade que a coloca numa boa posição na cena do rock independente. Lançou dois EPs em 2012. O segundo EP, "Colisão e Outras Histórias Ordinárias", traz cinco músicas e encarte de 16 páginas com história em quadrinhos, o que demonstra o cuidado da banda nos seus projetos e busca constante pela excelência profissional.


18. 30º Festival de Dança de Joinville
Destaque Cultural do ano ao Festival de Dança pela trigésima edição do evento, em 2012. Consolidadamente o maior festival de dança do mundo. Como destaque da programação deste ano, a realização de um show memorial, que trouxe de volta ao palco do Centreventos, apresentações que marcaram época em diferentes etapas dessas três décadas de Festival de Dança.

19. Vanessa Bencz 
Destaque pelo lançamento de dois trabalhos em 2012. Os livros “Relato do Sol” e “Memórias de uma jornalista distraída” agradaram em cheio o público em geral. A escritora também realizou inúmeras palestras em diversas escolas da cidade, aproximando a Literatura dos estudantes da rede pública de ensino.

20. Vj Vigas
Destaque cultural por levar o nome de Joinville para o mundo, por meio da sua arte! Leandro Mendes, o VJ Vigas, ficou em terceiro lugar na categoria “Best Live Mapping” do VJ Torna. Além da discotecagem, Vigas é formado em design, com pós-graduação em cinema, e sempre buscou integrar novas linguagens à música. Com esse trabalho, colocou no seu currículo a quarta colocação no maior concurso de VJs do Brasil, o The Green Project, além se apresentar em eventos de renome como o XXXperience e o Some Festival, e no Festival Electrode, em Roma; e o Festival Visual Brasil, em Barcelona.

Destaque Cultural do Ano - voto popular na web
Cia de Artes Cênicas Atos