domingo, 16 de junho de 2013

Bienal Brasileira de Design em Florianópolis

Anúncio foi feito quinta-feira à noite, junto com a oficialização de Florianópolis como cidade-sede do evento em 2015

Designers, professores, estudantes, empresários, governos e parceiros participaram na última quinta-feira (13) do anúncio oficial de Florianópolis como cidade-sede do maior evento brasileiro de design – a Bienal Brasileira de Design, que ocorrerá de 15 de maio a 7 de junho de 2015 na capital catarinense. O tema também foi escolhido: “design for all” ou simplesmente design para todos.
O tema escolhido reflete um conceito surgido na Europa, que relaciona fortemente o design à inclusão e à acessibilidade.“Quando o design do produto é pensado de forma a atender bem às pessoas com dificuldades, o produto ficará melhor e mais adequado a todos”, resume o espanhol Francesc Arragall, fundador da Fundação Design for All, que foi anunciado, durante o evento, como parceiro internacional da V Bienal Brasileira de Design. 
Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a V Bienal será organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos  (Apex-Brasil) e realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e pela Associação Catarinense de Design (SC Design).
 O evento é apoiado pelo Governo do Estado, Prefeitura de Florianópolis e também pelos integrantes do Comitê de Orientação Estratégica da Bienal – COEB (Ministério da Cultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, Confederação Nacional da Indústria – CNI e Movimento Brasil Competitivo - MBC, além da entidade que realizará a Bienal de 2017 – o Centro Pernambuco de Design).
A presidente da SC Design, Roselie Lemos, anunciou também uma inovação no evento: o nome OBA Florianópolis. “Fizemos um debate com empresas e parceiros e chegamos a uma expressão que resume nossa empolgação com esta Bienal – OBA (Objeto Brasileiro Autêntico)! É uma expressão de alegria e ao mesmo tempo define o que será apresentado ao Brasil e exterior durante a Bienal”.
Segundo o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, a Bienal Brasileira de Design “é o principal ponto de encontro para que empresários, estudantes e profissionais do design, nacionais e estrangeiros, possam debater sobre a importância e os rumos do design na economia globalizada”. Bellini disse também que o design “é um tema prioritário para a Apex-Brasil” e se impõe como um dos principais fatores de competitividade das empresas brasileiras nos mercados globais.
O Coordenador da Unidade de Inovação e Design da Apex-Brasil, Marco Aurélio Lobo, destacou a visão de negócios que caracteriza o evento. “O design não pode ser visto como algo elitista. Ele tem que gerar negócios”, disse, informando que tem negociado a vinda de grandes nomes do design europeu e americano e prometendo novidades nesta edição. “Vamos ter uma Bienal internacional”, garantiu.
O presidente da FIESC, Glauco Côrte, lembrou o grande número de centros de formação de designers em Santa Catarina – o segundo no País – e fez um retrospecto da evolução da indústria nos últimos 10 anos. “O parque industrial brasileiro se modernizou e incorporou novos processos, novos produtos, marketing e design”.
Também estiveram no lançamento da V Bienal Brasileira de Design o vice-prefeito João Amin, o superintendente do Sebrae/SC,  Guilherme Zigelli, a coordenadora-geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável do MDIC,Beatriz Martins Carneiro, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni, que vê a Bienal como um “segundo marco” para Santa Catarina quando o assunto é design. “O primeiro foi a criação do hoje extinto Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial em Florianópolis, nos anos 1980”, disse, reforçando que de lá para cá, o interesse por design só cresceu, dentro e fora das indústrias.
            Durante o evento, o público viu uma mostra do design desenvolvido em Santa Catarina, com a exposição Index-Brasil, que apresentou produtos de 12 empresas catarinenses. A exposição percorrerá o Estado nos próximos dois meses, começando por São José e passando por Balneário Camboriú, Joinville e Blumenau.

A Bienal

A BBD concentra as principais realizações da área cultural e do setor produtivo de empresas, aponta tendências, provoca discussões, propicia a capacitação e promove o design como fator de competitividade para produtos e serviços brasileiros no Brasil e no exterior, além de apresentaro melhor da produção de design nacional no período.
Desde a primeira edição na capital paulista, em 2006, a Bienal vem ganhando expressividade. A primeira edição, realizada em 8 mil metros quadrados no Parque Ibirapuera, reuniu 35 mil visitantes, que puderam conhecer 600 produtos. O número de produtos expostos dobrou em 2008, em Brasília, quando a mostra atraiu 40 mil visitantes.
            Em 2010, em Curitiba, a Bienal contou com nove mostras espalhadas por seis espaços, que incluíram pavilhões de exposição e parques e teve como temática central "Design, Inovação e Sustentabilidade". Em 2012, foi realizada em Belo Horizonte, com o tema "Diversidade Brasileira". Uma decisão estratégica definiu que a quinta edição ocorreria em 2015, em razão dos eventos esportivos que vão mobilizar o País em 2014 e 2016.