domingo, 5 de maio de 2013

O chef Domenico d'Imperio está na Praia Brava, em Santa Catarina


O chef Domenicod'Imperio é de Nápoles, Itália, mora no Brasil, na Praia Brava, em Santa Catatirna, desde 2012, onde abriu o restaurante Cucina d’Imperio. Domenico, depois de concluir a Escola de Turismo, construiu  uma carreira de mais 20 anos de reconhecido sucesso na Itália. É membro da Euro-Toques, uma comunidade europeia que reúne 110 cozinheiros (presidente europeu, Gualtiero Marchesi), viajou o mundo divulgando a Art Cousine e foi Chef Executivo durante muitos anos do Hotel Le Tre Vaselle em Torgiano, próximo a Perugia, na região da Umbria, da família Lungarotti famosa internacionalmente
pela produção de vinho por gerações. Na última década, Domenico esteve em vários países da europa, em Nova York, na Rússia e  Sri Lanka a convite de instituições turísticas, empresarias e educacionais para apresentar seu trabalho como chef e seu modelo de gestão executiva. 

Para o chef Domenico d’Imperio "estar à frente da cozinha significa um compromisso de investigação contínua da tradição local e distante e de técnicas que não mudem radicalmente sabores naturais do alimento.  Eu acredito que um cozinheiro tem duas funções essenciais  em sua arte: proteger a memória dos sabores e da integridade das tradições culturais e gastronômicas da região, mas também contribuir para a evolução dos hábitos alimentares estendendo as fronteiras do bom gosto”, conclui Domenico.

Na cozinha, Domenico é reconhecido pelo talento de quem sabe escolher e usar ingredientes e medir sabores.  Ele é um estudioso de alimentos, de aromas, cores e sabores. Participou de várias publicações da gastronomia, apresentou programas de TV, escreve para revistas especializadas e assina colunas em jornais. Recém-chegado ao Brasil, ministrou a cadeira de culinária italiana contemporânea na Univille e fez palestra na Univali.  

A opção pela praia Brava se deu no contexto familiar e pela oportunidade de negócios. Ele casou com uma brasileira, a catarinense Georgia Cagneti, que teve a formação universitária em Perugia e onde o casal se conheceu.  

A simpatia e atenção aos clientes do novo restaurante é, certamente, um dos grandes atrativos desse menu de sucesso. O bom-humor é uma marca do trabalho deles.



Frases do chef.


Sobre o Brasil
: "O Brasil é um país encantador pela sua diversidade cultural, sua riqueza de cores, sabores e aromas.”

Sobre Santa Catarina: “O litoral de Santa Catarina é muito especial, pela sua geografia, a beleza do mar e pelas pessoas que moram ou visitam suas praias.” 

Sobre a Praia Brava, em Itajaí, Santa Catarina: “A Brava, na minha opinião, é o encontro da modernidade com a natureza, que deve ser preservado como um encontro de respeito e vida longa.”