segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fórum de Comunicação em Cultura, em Joinville, será nesta segunda-feira
Jornalistas, publicitários e relações públicas; profissionais da comunicação que trabalham com cultura nas redações, nas assessorias, nas agências, na academia, na área governamental e no terceiro setor, bem como artistas, estudantes, produtores e cidadãos interessados nos rumos da cultura na cidade, todos estão convidados a participar do Fórum Setorial de Comunicação em Cultura, que acontecerá amanhã (segunda-feira, 23 de maio), entre 19 e 22 horas, na Sala de Cinema da Cidadela Cultural Antarctica.
Os fóruns setoriais são debates para a sondagem de demandas e a troca de informações entre os agentes culturais de diferentes áreas com vistas à elaboração do Plano Municipal de Cultura, ou seja, das diretrizes que vão orientar as políticas públicas pelos próximos dez anos em Joinville. Além da Comunicação, também realizam seus fóruns no mês de maio os setores de Artes Visuais, Música, Patrimônio, Teatro e Circo, Produção Cultural, Audiovisual, Diversidade e Identidade Cultural Popular, Livro e Leitura, Formação em Cultura e Dança. Todos os fóruns são gratuitos e abertos à participação da comunidade.
A pauta de discussões proposta para esta edição do fórum deve revisar as deliberações da 2ª Conferência Municipal de Cultura de Joinville e, a partir delas, apontar quais serão as ações prioritárias para o setor de comunicação que devem integrar o Plano Muncipal de Cultura. Desse modo, temas como o papel do comunicador no cenário cultural local, a integração entre o sistema produtivo das artes e a mídia, os incentivos públicos a projetos de comunicação e a profissionalização dos comunicadores na área da cultura ganham relevância e seus aspectos pontuais podem se tornar compromisso de ações governamentais dentro de curto, médio ou longo prazo.
Partice do Fórum Setorial de Comunicação em Cultura. Sua contribuição aprofunda o debate, fortalece a integração do setor e torna legítimo um processo que amplia, cada vez mais, as instâncias de consulta e participação da comunidade na definição dos rumos da cultura na cidade.
Para mais informações sobre os fóruns setoriais que estão sendo realizados em maio, acesse os blogs da Conferência Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais ou contate a Fundação Cultural de Joinville pelo telefone 3433-2190.

Texto (convite) de: Gleber Pieniz Jornalista, conselheiro suplente do setor de Comunicação em Cultura (CMPC-Jlle)