quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


A Dona Chica chegou
E vem aí o primeiro e aguardado álbum da joinvilense Dona Chica. O lançamento será nesta sexta, às 20 horas, no Teatro do Sesc. É a grande atração na agenda cultural da semana. O rerpetório é autoral e traz composições inéditas. A Dona Chica é um dos grupos musicais de Joinville que mais evoluiu nos últimos anos. Tem um trabalho maduro. Pronto para disparar por esse mercado afora. É música popular brasileira na essência, bem cantada, bem tocada. Para o espetáculo de abertura, a Dona Chica convidou ainda o grupo Morro do Ouro (Maracatu), Cláudio Moraes (Sax e Flauta) e Paulo Gekas, do Arreio sem Freio. Agende-se, pois não é só Joinville, é a música de Santa Catarina, a música brasileira que traz novidades. Ouça em: http://soundcloud.com/bandadonachica .

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Show do Nenhum de Nós #joinville161anos
O show da banda Nenhum de Nós, na programação dos 161 anos de Joinville, será no dia 8, quinta, às 20horas, ao ar livre, no Parque da Cidade. A partir das 15 horas, show de bandas de Joinville. O público de Joinville recebe sempre muito bem o Nenhum de Nós. A banda gosta muito de tocar aqui. Várias vezes o Thedy disse isso no palco, em shows anteriores. Pop-rock no Parque. Dia 8, anote aí!

Mais de um milhão de discosO Nenhum de Nós cruzou 24 anos de carreira com mais de 1.550 apresentações, mais de um milhão de discos vendidos, participações em grandes festivais, vários prêmios, reconhecimento de público e crítica, e uma fiel legião de fãs espalhados por todo o país. Mantendo a mesma formação desde seu início – fato raro na cena roqueira nacional - a banda surgiu como trio e acrescentou dois novos integrantes sem nunca ter trocado seus componentes desde então.

Foi um dos primeiros grupos de rock no Brasil a incorporar o acordeon entre seus instrumentos, assumindo uma sonoridade regional em suas composições. Com uma carreira artística marcada por um amadurecimento musical e poético, o Nenhum de Nós chega ao 25º ano de estrada em plena forma, como uma das bandas mais respeitadas do cenário pop-rock brasileiro.

No início eram Thedy Corrêa (baixo e voz), Sady Homrich (bateria) e Carlos Stein (guitarra) na estreia em outubro de 1986, em Porto Alegre. Em 1992, no lançamento de seu quarto disco, viraram quarteto, após a entrada de Veco Marques (guitarra e violão). Com o disco “Mundo Diablo” em 1996, efetivaram João Vicenti (teclados, acordeon e vocais), que antes atuava como músico convidado. Assim chegaram ao atual e definitivo formato de quinteto.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Carnaval que marcou em Joinville
O Carnaval de Joinville desse ano foi um marco. Levou para a avenida três blocos, quatro escolas e mais de 25 mil espectadores-foliões que abarrotaram as arquibancadas na Rua Rio Branco e a Praça Dario Salles, no centro da cidade. Foi mais uma prova de que a festa popular que movimenta o país é também uma festa joinvilense.

Bonito

Eu tive o prazer de acompanhar o Carnaval de Joinville quando o desfile era realizado ainda na Rua do Príncipe. A concentração era na Ministro Calógeras e as escolas e blocos tinham muitos integrantes, algumas até perto de mil. De lá pra cá, depois de retomado, sempre achei que a Procópio Gomes não era um bom espaço para o desfile, não pela representatividade histórica da região, no entorno do Mercado, mas pelo espaço físico em si. Faltava beleza, encantamento, e a magia da avenida do carnaval pedia mais. A mudança do desfile para a Rua Rio Branco foi um acerto e fez o encontro de uma Joinville das raízes germânicas com as outras diversas etnias que compõem nossa aldeia. É muito bonito ver o Afoxé passar em frente ao Museu de Imigração e Colonização, ao lado da Rua das Palmeiras.

Novos tempos

O Carnaval de Joinville é um registro claro de uma mudança de comportamento da cidade. É uma prova de que Joinville não vem só crescendo, mas evoluindo na medida em que reconhece, aceita e prestigia o evento. As comunidades que preparam o Carnaval não são e não podem ser mais vistas como guetos de minorias que recebem uma “oportunidade” para manifestar suas culturas, mas como culturas co-existentes e que se somam a outras e que são legitimamente parte da nossa história de cidade. O momento é de respeito e valorização à pluralidade cultural. E isso é bom! Quem ainda fala mal ou não reconhece a força do Carnaval de Joinville não percebe sua própria cidade e a discrimina.
Por: Pierre Porto Silveira
Foto: Kátia Nascimento / Secom

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 em Joinville foi muito bom. Parabéns às comunidades, escolas, ao público, à Fundação Cultural e ao prefeito Carlito que insiste acertadamente em apoiar o desenvolvimento do evento. É isso, o que é bom, tem que ter reconhecimento!
Até 2013!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval Joinville 2012
A programação do "Carnaval Joinville 2012" começa nesta sexta-feira (17/2) e segue até o sábado (18/2). Na Praça Dario Salles, serão realizados os shows musicais e a escolha da Rainha e Rei Momo 2012. O palco principal, em forma de abóboda e com uma passarela central, possui 18,5 x 9m de dimensão. A rua Rio Branco, onde ocorre o desfile dos blocos e escolas de samba no sábado, contará com três arquibancadas montadas próximas ao Museu Nacional de Imigração e Colonização.

Uma praça de alimentação será organizada na Praça da Bandeira e contará com preços populares. Os banheiros químicos estarão localizados na praça e na rua Rio Branco, contando com 35 unidades. A organização contratou cerca de 70 seguranças para cada dia de folia e terá o reforço da Polícia Militar, com cerca de 90 policiais efetivos.


Tráfego de carros e ônibus
O tráfego de carros e ônibus em torno das praças e da rua Rio Branco será interditado conforme o público ocupar o espaço. Os agentes da Conurb vão estar de prontidão a partir das 18 horas nesta sexta-feira e no sábado a partir das 14 horas na Rua Rio Branco. Para o desfile dos blocos e escolas de samba, as laterais da rua Itajaí serão interditadas: ruas 9 de Março, Jerônimo Coelho e 7 de Setembro. As laterais das ruas do Príncipe, Dr. Marinho Lobo, Três de Maio e Jerônimo Coelho, também estarão com o trânsito interrompido.

Desfile na Rio Branco

A concentração dos grupos será realizada no final rua Rio Branco, na rua Dr. Marinho Lobo e na 7 de Setembro. O desfile termina no encontro entre as ruas Rio Branco e 15 de Novembro. A abertura do desfile será marcada com a \\\"limpeza da avenida\\\" pelo grupo Afoxé Omilodê, a partir das 19h30. Após a apresentação da Corte de Momo Carnaval 2012, os blocos Grefaloucos, Manda Brasa e Amigos do Box 4 entram na avenida. Na sequência, as escolas de samba GRES Unidos pela Diversidade, Fusão do Samba, Acadêmicos do Serrinha e Príncipes do Samba se apresentam ao público. O desfile dos blocos e escolas de samba é uma organização da Liga de Entidades Carnavalescas de Joinville (LECAJ).

A programação do "Carnaval Joinville 2012" é gratuita e aberta à comunidade. O evento é uma realização da Prefeitura e Fundação Cultural de Joinville (FCJ), com correalização da Liga de Entidades Carnavalescas de Joinville (LECAJ) e patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

Programação:
Dia 17/2 - sexta-feira - Praça Dario Salles
* 20h -Shows com os grupos Soul Assim, DiPresença e Novo Sonhar
* 22h - Eleição da Rainha e Rei Momo 2012
* 24h - Show Nacional com Preto Jóia e Show com Grupo Bera Samba

Dia 18/2 - sábado* 15h - Complexo Esportivo do SESC
Baile Infantil com Concurso de Fantasias
* 19h30 - Rua Rio Branco - Cortejo do Afoxé Omilodê
Desfile dos Blocos e Escolas de Samba, filiados a Liga das Entidades Carnavalescas de Joinville -LECAJ
* 1h - Praça Dario Salles
Show Nacional com Gilsinho da Portela
Show com Grupo Bera Samba

* Informações: (47) 3433.2190 na FCJ / www.joinvillecultural.sc.gov.br

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Curta "Caranga - do outro lado do manguezal"

O Instituto Caranguejo de Educação Ambiental lança nesta terça (14/02) o curta-metragem "Caranga - do outro lado do manguezal", na E.M. Profº. Reinaldo Pedro de França, no bairro Morro do Amaral, às 10 horas. Projeto aprovado no Ediatl 2011 do Simdec.
http://www.caranguejo.com/ong/

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Alpargatas na Moda As alpargatas estão voltando à moda, agora com modelos lindos , estilosos ,confortáveis e coloridos da marca Havaianas.Visitei a loja da Havaianas no Balneário Camboriú Shopping e lá você repara que cada pessoa que passa pela loja ou mesmo entra nela, está dando uma  olhada nas novas alpargatas Havaianas. Achei realmente o máximo isso, um estilo mais lindo que o outro. E eu que não gosto muito dessas coisas, simplesmente AMEI! Quer saber mais? Vá ao site www.Havaianas.com.br .

[Sofia Cagneti S.]

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sabrina Lima, Rainha do Carnaval dos 160 anos de Joinville·.

O Carnaval Joinville 2012 chegou!

O Carnaval de Rua de Joinville começa no dia 17, com o Baile Popular na praça Dario Salles, a escolha da Rainha 2012 e show nacional. No sábado, terá o Baile Infantil com concurso de fantasias no ginásio do Sesc Joinville, às 15 horas; a partir das 18 horas, o Desfile de Escolas e Blocos na Rua Rio Branco e, em seguida, show com atrações da cidade e nacionais na praça Dario Salles.

Samba-enredo da mídia

Recebemos a gravação do samba-enredo da Fusão do Samba, de Joinville e está muito bom. Além de bem produzido e com uma bela interpretação do carnavalesco Jucélio do Cavaco, a composição traz uma homenagem a Joinville e aos meios de comunicação da cidade. “Alô, alô arquibancada, chegou a radiodifusão”. Os ensaios da Fusão acontecem aos sábados à tarde, no Fluminense e são abertos à comunidade.

Infantil no Sesc
Uma novidade na programação do Carnaval é troca de local do Baile Infantil. Nos últimos anos foi na Praça Dario Sales e na Nereu Ramos. Agora foi para o ginásio do Sesc, o que é bom, especialmente porque é muito quente à tarde, ao ar livre. Mais conforto para as famílias e para as crianças. 

Cicloturismo animado
O programa Cicloturismo Rural, que tem roteiro pelo Piraí, em Joinville, completou 1 ano e se transformou em uma nova opção de lazer para o joinvilense. Além do roteiro e de pontos de apoio no trajeto, o programa desperta para a educação ambiente e é sempre uma descoberta das belezas naturais da cidade. O cicloturismo tem um site, saiba mais: http://turjoinville.com.br/cicloturismo .

Teatro na temporada

O diretor Hélio Muniz anuncia novidades na produção teatral da cidade: além da estreia de "Diálogo Noturno", do grupo La Trama e Rústico Teatro, em abril, na Cidadela Cultural, três novas montagens estreiam ainda em março. A peça "Meu nome é Herbert", de Robert Anderson, com o grupo Novo Tempo, "Quando fui Outro", baseado em Fernando Pessoa, com o mais novo grupo da cidade, o Arte Encenateatro e o espetáculo de rua "Azevedo a topo vapor", com o grupo Canto do Povo.

Poema Sonoro é bom

O grupo de músicos instrumentistas “Poema Sonoro” tem encantado o público por onde passa. São cinco integrantes que reúnem voz, sax, flauta, piano e percussão em interpretações afinadíssimas de poemas de autores catarinenses. Recentemente, o grupo participou do evento de acolhimento dos professores das escolas da rede municipal, com várias apresentações para mais de dois mil professores. O link para o blog do “Poema Sonoro” é: http://www.grupopoemasonoro.blogspot.com .

Rock na agenda

A programação do rock em Joinville foi a que começou mais cedo na cidade e é a que tem mais atrações. As casas já começaram a “bombar”, entre elas o Bovary, agora o Taberna, o novo DeRock, na Procópio Gomes, o Plug, entre outras.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Ebner Gonçalves está preparando seu segundo documentário

O fotógrafo e produtor de curtas Ebner Gonçalves está preparando seu segundo documentário, a ser exibido já em março, com o título “Nossos compositores pioneiros”. Ele teve projeto aprovado também no Simdec (Fundação Cultural) para produção de um filme de ficção. Uma empresa da cidade já firmou apoio ao trabalho através do Mecenato.

Nossos compositores pioneiros

Depois de “1951”, documentário que trata do centenário de Joinville, lançado no ano passado, Ebner Gonçalves finaliza agora “Nossos compositores pioneiros”. Os músicos Raimundo Bernardes e Claudenor Fávero foram responsáveis, recentemente, com o CD “A nova música antiga de Joinville” por um dos projetos culturais mais curiosos e relevantes nestes últimos sete anos de Edital de Apoio às Artes (Fundação Cultural – Simdec). Agora sai o documentário. No filme “1951”, Ebner convidou os músicos para cuidar da trilha. Agora eles convidaram o Ebner para produzir o vídeo. Vem coisa boa por aí!
...........................................................................................................
A Ajote tem nova diretoria
Eleita a nova diretoria da Associação Joinvilense de Teatro, a Ajote, para 2012/2014. Luciano Cavichiolli presidente dessa última gestão, foi reeleito. A diretoria ficou assim: Hélio Muniz (vice-presidente), Carol Spieker (1ª Secretaria), Patrícia Zimermann (2ª Secretária), Caroline Lisa Schultz (1ª Tesoureira) e Jackson Amorim (2ª Tesoureira). Boa sorte ao grupo!
...........................................................................................................

Tem na Cidade
Tem uma nova marca de informação de Joinville navegando nas redes sociais. É o “Tem na Cidade”, com conteúdo de variedades e de cotidiano. Mal estreou e o twitter do Tem na cidade já atraiu quase 15 mil seguidores. Em breve o site terá uma rádio web. Os endereços são: www.temnacidade.wordpress.com, twitter.com/temnacidade_ , facebook: Tem na cidade.
...........................................................................................................

Inscrições abertas
O Studio Escola de Atores abriu inscrições para nova turma de interpretação para teatro e vídeo. É o curso longo, que começa agora e vai até dezembro. O Studio Escola completou 10 anos na cidade.
..................................................................
..........................................

Capa e encarte do Cd O trabalho de direção de arte da capa e encarte do Cd “Posso ser o autor?” , da banda Fevereiro da Silva, lançado neste último ano, é muito bom. Ilustração impecável. Ficou bonito mesmo!
......................................................................................................
Abril Mundo
O tema do evento literário “Abril Mundo”, realizado pelo Prolij/Univille deste ano será “Africanidades”.